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Ligações históricas são trunfo para marcas portuguesas na China

Se consegues na China, consegues em qualquer lado. A especialista Olivia Plotnick vê uma oportunidade para as marcas portuguesas num mercado que tem tanto de fascinante como de complexo.
26 Outubro 2024, 14h00

O mercado é complexo, o ambiente digital sofreu uma mudança radical nos últimos anos e é cada vez mais exigente para uma marca conseguir singrar na China. Apesar de toda a complexidade de um mercado cada vez mais fechado, há uma oportunidade para as marcas portuguesas, destaca a norte-americana Olivia Plotnick.

Esta especialista em marketing digital com 10 anos de experiência no mercado chinês, esteve em Portugal e foi a última convidada do Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i, uma consultora de inovação colaborativa e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, da qual o JE também é parceiro.

O mercado chinês tem outra dimensão, já sabemos. Um influencer fez três mil milhões de dólares (cerca de 2,7 mil milhões de euros) em vendas num dia; existe um mercado de live commerce de 600 milhões de consumidores e 98% da população tem acesso à internet. Apesar da exigência, há uma oportunidade “histórica” para explorar pelas marcas nacionais: “Tem tudo a ver com a forma como se conta a história, como é que a marca pode ser relevante para o consumidor, como se transmite a experiência.

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