[weglot_switcher]

Lightsource bp vende central solar em Portugal

A central ainda não está concluída, com os novos donos a tratarem da sua conclusão. Entrada em operação prevista para 2026.
8 Janeiro 2025, 12h12

O braço da petrolífera BP para as energias renováveis – a Lightsource bp – vendeu uma central solar em Portugal. A central Cibele com 130 MW localizada nos concelhos de Rio Maior e do Cadaval foi comprada pela Exus Renewables.

“A Lightsource bp fez um trabalho impressionante para lançar o projeto (…) estamos entusiasmados em lançar a construção e subsequente operação”, disse em comunicado Victor Lopez da Exus.

O projeto deverá entrar em operação em 2026, com a Exus admitir juntar potência eólica a esta central solar para hibridizar o projeto e rentabilizar a produção quando o sol não brilha.

A Exus tem escritórios em Lisboa e noutras localizações incluindo Madrid. Entre os seus sócios para a Europa encontram-se vários portugueses: Luís Adão, Nelson Quinta, Diogo Saalfeld Reis.

Já Miguel Lobo, responsável da Lightsource bp em Portugal disse que esta venda vai permitir à empresa “continuar a crescer, expandindo ainda mais o nosos investimento para chegar a um grande número de projetos”.

“A Lightsouce bp está comprometida com o crescimento da energia renovável em Portugal, com um portefólio robusto de projetos em diferentes fases de desenvolvimento e atualmente acima dos 2,5 gigawatts de capacidade. Muitos destes projetos estão em fases avançadas do licenciamento e prevemos iniciar a construção em alguns deles no futuro próximo. Portugal é um mercado prioritário para a Lightsource bp e é chave para a expansão da empresa na Europa”, acrescentou o gestor.

A Exus está a desenvolver 200 MW de centrais eólicas e solares, com mais 70 MW em construção e 130 MW operacionais.

Em toda a Europa, a Exus está a gerir mais de 6 gigas de projetos de energia renovável e prevê continuar a expansão do seu portefólio.

Neste negócio, a sociedade de advogados Cuatrecasas atuou como assessor jurídico, enquanto Mott MacDonald atuou como consultor técnico.

A Lightsource bp foi assessorada em questões financeiras pela Capcora, tendo a PLMJ como consultora jurídica e a Enertis em aspetos técnicos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.