[weglot_switcher]

Linha circular do metro de Lisboa só em 2024. Concurso já foi adiado duas vezes

A expansão da rede metropolitana em Lisboa de 1.956 metros estava prevista abrir entre 2022 e 2023 mas o concurso já foi adiado duas vezes, para 18 de dezembro, comprometendo a data de abertura de Santos e Estrela. Investimento na linha circular é de 210 milhões de euros.
23 Outubro 2019, 10h03

A expansão da linha verde do Metro de Lisboa, com a construção da estação da Estrela e de Santos, voltou a ser adiada. Em causa está o prazo do concurso para o prolongamento da rede entre o Rato e Cais do Sodré, que se irá tornar numa linha circular, avança o ‘Jornal de Negócios’ esta quarta-feira, 23 de outubro.

O concurso foi lançado em janeiro deste ano, embora já se falasse da construção em inícios de 2018, e a data limite de receção de propostas foi estabelecida para 11 de agosto. Essa data derrapou e foi adiada para 30 de novembro, tendo sido novamente adiada para 18 de dezembro, antes de chegar a nova data limite.

Em janeiro, quando o concurso foi lançado, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, sustentou que as obras deveriam arrancar no último trimestre de 2019 e que a construção estaria concluída em finais de 2022 ou início de 2023. Agora, com a nova data para início de concurso, a construção arrisca-se a terminar apenas em 2024, daqui a pouco mais de quatro anos.

Em causa está a construção de 1.956 metros de túneis e duas estações. A linha circular implica um investimento total de 210 milhões de euros, sendo que 127 milhões de euros são financiados pelo Fundo Ambiental e 83 milhões de euros pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), embora este ano esteja previsto um investimento de 29,8 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.