Foi apresentada hoje a nova comunidade Energética Renovável (CER), na central de valorização energética da LIPOR. Esta comunidade é uma iniciativa promovida pela LIPOR e pelos municípios associados, que tem como objetivo a produção e partilha de eletricidade produzida a partir da valorização energética de resíduos na central da LIPOR.
Em comunicado, a LIPOR revela que “a criação desta Comunidade permitirá a produção descentralizada de energia limpa, renovável, a redução da fatura energética sem investimento, a redução de emissões de gases de efeito estufa, a contribuição nos compromissos nacional e europeu para a descarbonização, o cumprimento de objetivos e metas dos Municípios participantes e o alinhamento com o Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia”.
Até ao momento, aderiram à comunidade a LIPOR, as câmaras municipais de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso e Paredes, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, o centro hospitalar e universitário de São João, os STCP, entre outros.
A LIPOR afirma que há 25 anos que tem o seu enfoque na Economia Circular, e tem vindo a procurar produzir uma diversidade de produtos a partir do aproveitamento de recursos que antes eram confinados em aterros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com