[weglot_switcher]

Lisboa acolhe nova Câmara de Comércio Canadá-Portugal

“A missão da CPCC é reforçar as relações económicas Canadá-Portugal, promovendo, em ambos os lados do Atlântico, uma comunidade empresarial vibrante que prospera na colaboração, inovação e crescimento sustentável”, refere a associação empresarial em comunicado.
27 Junho 2024, 17h48

Lisboa acolhe a sede da nova Câmara de Comércio Canadá-Portugal (CPCC), que foi lançada este mês, tendo em vista o reforço das oportunidades de negócio entre os dois países. Patrícia Almeida, vice-presidente da CGI é a chairwoman da associação empresarial.

“A missão da CPCC é reforçar as relações económicas Canadá-Portugal, promovendo, em ambos os lados do Atlântico, uma comunidade empresarial vibrante que prospera na colaboração, inovação e crescimento sustentável. Enquanto câmara de comércio, a CPCC procurará oferecer aos seus membros oportunidades de trabalho em rede, recursos empresariais e apoio à advocacia, construindo pontes entre empresas, empresários e profissionais de ambos os lados do Atlântico”, refere a entidade em comunicado.

A CPCC acrescenta que conta com o apoio da Embaixada do Canadá em Portugal, estando em “contacto com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP – para estabelecer um caminho eficaz para iniciativas empresariais bem-sucedidas”.

Farah Mulji, diretora da ImpactVine Advisors, e Alexis Bourson, empreendedor e investidor, foram apresentados como copresidentes da associação.

Élise Racicot, Embaixadora do Canadá em Portugal, diz que a Câmara de Comércio Canadá-Portugal “promete ser uma plataforma fundamental na promoção de parcerias e oportunidades para as empresas canadianas e portuguesas”, acrescentando que, hoje, “as  relações económicas entre o Canadá e Portugal centram-se cada vez mais nas indústrias do futuro”.

“A relação comercial Canadá-Portugal evoluiu tremendamente nos últimos anos, com base em laços de longa data e diásporas vibrantes em ambos os lados do Atlântico, alavancando os benefícios do Acordo Económico e Comercial Global UE-Canadá (CETA), mas também adaptando-se às questões globais prementes, incluindo as alterações climáticas, a conservação dos oceanos, a transição para a energia verde e a segurança energética”, analisou a diplomata.

Entre os membros atuais da CPCC estão a CGI, a Mercan Properties, a Somincor, a Jolera, a Abreu Advogados e a Imagis, entre outros.

“Como empresa global canadiana, a CGI tem no seu ADN a diversidade da sua ampla distribuição geográfica em mais de 40 países em todo o mundo, onde procuramos mostrar o que de melhor cada geografia tem para oferecer ao grupo e aos seus clientes e parceiros. Por isso, é com grande satisfação que a CGI é co-fundadora da Câmara de Comércio Canadá-Portugal, que será, sem dúvida, um espaço de colaboração, inovação e crescimento sustentável entre países que estão ligados há muitos anos”, refere Patrícia Almeida, vice-presidente da CGI, citada no comunicado.

“A CPCC está a trabalhar ativamente para trazer mais e mais membros para se juntarem e beneficiarem das oportunidades únicas desta comunidade”, acrescenta a mesma nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.