Lisboa é a vencedora da Semana Europeia da Mobilidade 2018

O prémio chega a Lisboa pelas mãos do vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar. Lisboa estava na corrida ao prémio desde o dia 26 de fevereiro deste ano.

Depois de ter sido eleita finalista para os prémios da Semana Europeia da Mobilidade, referente a 2018, no dia 26 de fevereiro de 2019, Lisboa é considerada a vencedora e arrecada mais um prémio para Portugal exibir.

O anúncio foi feito hoje pelo júri da Comissão Europeia em Bruxelas. Este prémio apenas distingue cidade com mais de 50 mil habitantes, e foi entregue às mãos de Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade e Segurança da autarquia de Lisboa. O vereador representou o município de Lisboa na cerimónia e afirmou que existe “um compromisso com as gerações futuras de lhes deixar um mundo melhor. Os nossos objetivos ambientais são claros e ambiciosos mas para isso precisamos de uma revolução na mobilidade”. Miguel Gaspar garantiu que este prémio dá outra motivação à capital portuguesa em “fazer mais e melhor”.

Lisboa era finalista ao lado de Gdynia, na Polónia, e Palma, em Espanha. Na cerimónia, o júri destacou a Câmara Municipal de Lisboa pelo seu desempenho para o futuro do ambiente e da mobilidade sustentável. O júri reconheceu ainda a visão de Lisboa para a promoção de uma cultura sustentável e o esforço comunicativo do município, além da colaboração com diversos parceiros no setor dos transportes.

O júri também aclamou a mudança de paradigma da mobilidade da cidade e pelo facto de estar a consciencializar os cidadãos para adotar modos de transportes alternativos ao automóvel privado, o que permite melhorar a qualidade de vida em Lisboa.

A Área Metropolitana de Lisboa aprovou, esta semana, a existência de duas modalidades de passes: Navegante Municipal e Navegante Metropolitano, a preços reduzidos, que vão permitir retirar os automóveis do centro da cidade. O facto de Lisboa estar a captar a atenção das empresas de trotinetes pode ter contribuído para a atribuição deste prémio.

Relacionadas

Passes low cost para a grande Lisboa já estão à venda online

Os novos passes começam a estar à venda a partir de hoje na plataforma online. A partir de 26 de março, vão estar disponíveis na rede multibanco, postos e máquinas de venda. No entanto, só podem começar a ser usados a partir de 1 de abril.

Passe máximo de 40 euros arranca em abril: Conheça os novos passes da Grande Lisboa

Os habitantes dos 18 municípios da Grande Lisboa vão poder deslocar-se mensalmente na área metropolitana da capital por um valor máximo de 40 euros, a partir de 1 de abril. Os novos passes low cost começam a estar à venda a 26 de março.
Recomendadas

Economia alemã recuou ligeiramente no 2.º trimestre, diz Bundesbank

No seu boletim mensal de julho, o Bundesbank disse que essa contração se deveu ao desaparecimento de alguns efeitos extraordinários que tinham impulsionado o crescimento durante o inverno.

BBVA revê em alta estimativa do crescimento da economia portuguesa para 1,7% este ano

Numa nota de research, o BBVA antecipa que a desaceleração do consumo este ano seja compensada por um aumento no investimento.

Quanto vai ser investido e quando está pronta: Conheça os planos da nova Expo na zona ocidental de Lisboa

Mais de três quartos do valor de investimento de 300 milhões de euros previsto para o ‘Ocean Campus’, projeto de reconversão da zona ribeirinha entre Pedrouços (Lisboa) e a Cruz Quebrada (Oeiras) será exclusivamente assegurado por privados, de acordo com o documento referente ao plano estratégico deste empreendimentos, a que o Jornal Económico teve acesso. Veja aqui todos os pormenores sobre aquela que é designada como a Nova Expo.
Comentários