[weglot_switcher]

Lisboa foi a segunda cidade com mais congressos no mundo em 2024 e Fundação AIP acolheu 53 dos 153 eventos

O ranking é da ICCA – International Congress and Convention Association. A Fundação AIP, que detém e gere o Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e a Feira Internacional de Lisboa (FIL), acolheu nos seus espaços 53 dos 153 eventos internacionais realizados na cidade de Lisboa, o que representa 35% do total contabilizado pela ICCA, revela fonte oficial da fundação.
20 Maio 2025, 18h51

Lisboa foi a segunda cidade a nível mundial que mais congressos recebeu, em 2024, com um total de 153, apenas menos um do que Viena, que liderou o ‘ranking’ divulgado pela associação ICCA – International Congress and Convention Association.

A Fundação AIP, que detém e gere o Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e a Feira Internacional de Lisboa (FIL), acolheu nos seus espaços 53 dos 153 eventos internacionais realizados na cidade de Lisboa, o que representa 35% do total contabilizado pela ICCA, revela fonte oficial da fundação.

Recorde-se que, entre feiras, congressos e eventos, os espaços da Fundação AIP receberam, no ano de 2024, um total de 142 eventos, próprios e de terceiros, que contaram com a presença de cerca de 589 mil participantes, o valor mais alto de sempre.

A cidade do Porto ocupa o 34.º lugar do ‘ranking’, com 59 congressos.

No que diz respeito a países, Portugal encontra-se no 9.º lugar do ‘ranking’ da ICCA, à imagem do que aconteceu em 2023, com 290 congressos.

“A nível nacional, os Estados Unidos continuam a ser o país mais bem classificado, seguidos de Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido”, destacou a ICCA, salientando que os “cinco principais destinos mantiveram-se consistentes ano após ano” com uma mudança, o Reino Unido, que ocupa a quinta posição.

Segundo um comunicado divulgado pela entidade e citado pela Lusa, ‘Viena ocupa o primeiro lugar a nível mundial em 2024, subindo da quarta posição no ano anterior’, com Lisboa a ocupar a segunda posição, com menos uma reunião, seguida de Singapura, Barcelona e Praga.

Já Paris, que ocupava a primeira posição em 2023, está agora em sexto lugar, destacou.

De acordo com a ICCA, “a América Latina e o Médio Oriente continuam a demonstrar uma influência crescente como regiões emergentes”, sendo que, “de 2022 a 2024, foram as únicas regiões a apresentar um crescimento consistente, ano após ano, no número de reuniões registadas”.

Por sua vez, a região da Ásia-Pacífico está a tornar-se “cada vez mais competitiva, com 13 países agora classificados entre os 50 melhores do mundo”, enquanto em África “há um interesse crescente dos governos em reforçar as infraestruturas e a capacidade para a realização de reuniões internacionais, o que indica um potencial de crescimento acelerado nos próximos anos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.