[weglot_switcher]

Lisboa integra projeto europeu CirCoFin para promover economia circular na construção

Financiado pela União Europeia com um total de seis milhões de euros, o projeto será implementado entre 2025 e 2028. A iniciativa teve início oficial em janeiro, com um encontro entre os parceiros em Munique.
8 Maio 2025, 16h16

Em Portugal, o setor da construção representa uma parte significativa do consumo de recursos naturais e da produção de resíduos. Estima-se que os edifícios de habitação e serviços sejam responsáveis por 20% do consumo de energia e 6,7% do consumo de água no país.

Além disso, o setor gera anualmente cerca de 7,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos, com os resíduos minerais de construção e demolição a corresponderem a 17% do total de resíduos não urbanos. Esses dados sublinham a necessidade e o potencial das soluções de economia circular neste setor.

Para abordar este desafio, Lisboa integra o projeto europeu CirCoFin, que visa desenvolver um mercado para componentes de construção reutilizados através da criação de Circular Construction Hubs.

Financiado pela União Europeia com um total de seis milhões de euros, o projeto será implementado entre 2025 e 2028. A iniciativa teve início oficial em janeiro, com um encontro entre os parceiros em Munique.

Miguel de Castro Neto e Fernando Angleu, presidentes da Lisboa E-Nova e da Gebalis, respetivamente, afirmam que este projeto representa uma oportunidade única para Lisboa gerar um impacto real no setor da construção.

“Em estreita articulação com todos os atores relevantes da cidade, acreditamos que esta iniciativa contribuirá de forma concreta para reforçar a sustentabilidade urbana e acelerar a transição para uma economia mais circular”, afirmam em comunicado enviado à imprensa.

Além de Lisboa, participam no CirCoFin outras três cidades e países europeus: Munique (Alemanha), que lidera o projeto, Escócia e Dinamarca.

Cada parceiro está a desenvolver soluções técnicas, legais e operacionais para promover a reutilização de materiais de construção, através de projetos-piloto com potencial de expansão a nível nacional, especialmente na Escócia e na Dinamarca.

Em Lisboa, o CirCoFin irá impulsionar a criação de um Hub Físico e Digital, dedicado à reutilização de materiais provenientes de demolições e remodelações.

A cidade já conta com iniciativas promissoras na construção circular, como a reutilização de materiais em obras municipais e incentivos à construção sustentável.

Com o apoio do projeto europeu, estas ações serão ampliadas e reforçadas, consolidando Lisboa como uma referência na transição para uma economia mais sustentável no setor da construção, destaca o mesmo documento.

O CirCoFin é coordenado pelo Departamento de Proteção Climática e Ambiental da cidade de Munique e reúne treze parceiros europeus, incluindo quatro cidades e regiões piloto.

Estas cidades servirão como exemplos práticos para desenvolver e testar soluções inovadoras que possam ser replicadas em toda a Europa.

Em Lisboa, a implementação será liderada pela Lisboa E-Nova e pela GEBALIS, em colaboração com outras entidades locais do setor da construção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.