[weglot_switcher]

Lisboa lança ‘gaming hub’ para apoiar empresas do sector dos jogos

Este hub tem como objetivo fomentar o crescimento da indústria de videojogos, promovendo sinergias entre startups, investidores e empresas multinacionais, e é lançado pela Unicorn Factory Lisboa.
Cristina Bernardo
19 Dezembro 2023, 21h40

A Câmara Municipal de Lisboa e a Unicorn Factory Lisboa vão inaugurar o primeiro hub de inovação, o Gaming Hub. Este hub tem como objetivo fomentar o crescimento da indústria de videojogos, promovendo sinergias entre startups, investidores e empresas multinacionais.

Em Portugal a indústria dos videojogos vale cerca de 365 milhões de euros, já a nível mundial prevê-se uma duplicação do valor da indústria para mais de 450 mil milhões de euros até 2030.

Este hub, inaugurado hoje e situado na Avenida da República em Lisboa, é lançado em parceria com a Fortis Games, no entanto também se juntam ao projeto parceiros como a Maleo e a Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP).

Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa e Startup Lisboa, sublinha que “o Gaming Hub é um local físico promovido pela Unicorn Factory Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, que vem reunir empresas inovadoras, universidades, empresas de relevo do setor, investidores e talento, por forma a fomentar o crescimento deste ecossistema no país, a atração de investimento e a criação de emprego”.

O espaço divide-se em dois pisos, com 13 salas privadas e 12 espaços de coworking, contando com a presença da Fortis Games como âncora.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que “hoje iniciamos mais uma etapa na estratégia da Unicorn Factory Lisboa. Já temos a sede do projeto no Beato, que junta todas as indústrias e áreas, e agora estamos a criar novas centralidades na cidade, desenvolvendo centros de inovação altamente especializados em indústrias onde sabemos que Lisboa se pode destacar a nível internacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.