[weglot_switcher]

Lisboa supera os três mil casos confirmados

A cidade de Lisboa regista hoje 3.037 casos positivos por Covid-19, mais 58 casos do que os apresentados ontem no relatório epidemiológico, quando se registavam 2.979 casos.
  • Lisboa, Portugal
19 Junho 2020, 17h53

O concelho de Lisboa superou hoje, 19 de junho, os três mil casos confirmados por Covid-19. Na conferência de imprensa desta sexta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, voltaram a demonstrar preocupação com a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Lisboa regista hoje 3.037 casos positivos por Covid-19, mais 58 casos do que os apresentados ontem no relatório epidemiológico, quando se registavam 2.979 casos. Por sua vez, a região de Lisboa e Vale do Tejo regista hoje 16.255 casos confirmados pelo novo coronavírus, verificando um aumento de 284 casos positivos face ao dia de ontem, quando se observavam 15.971 casos.

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem verificado o maior aumento de casos por coronavírus, sendo que as autoridades de saúde admitem que esta, além do surto de Lagos, é uma das situações mais preocupantes atualmente no país.

Com cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa a preocupar as autoridades de saúde, entre eles Lisboa, Sintra (2.179), Loures (1.576), Amadora (1.366) e Odivelas (859). Ainda assim, Sintra foi o concelho da AML que verificou o maior aumento de casos diários, com 74 novas infeções.

Marta Temido já tinha admitido que um cerco sanitário a Lisboa não está a ser equacionado mas que existem freguesias dos cinco concelhos em risco e que as medidas a realizar serão discutidas na próxima segunda-feira numa reunião com os principais agentes da AML.

“Estando agora a situação que nos inspira maior preocupação circunscrita a cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, dentro deles distribuída de forma não perfeitamente simétrica, com uma clara identificação das freguesias onde há maior incidência, decidimos tomar desde logo uma iniciativa que se prende com a realização de uma reunião na próxima segunda-feira de amanhã”, afirmou Marta Temido na conferência de imprensa.

Atualmente, segundo a ministra da Saúde, o RT (risco de transmissão) da cidade de Lisboa situa-se em 0,96. Por sua vez, a média é de 1,96 na Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.