Até dia 10 de novembro, teremos mais uma demonstração do quanto mexe Lisboa ao sabor da arte. Por razões várias, entre elas uma nova visão sobre a montra que a capital portuguesa já é hoje, no que respeita às mais diversas expressões artísticas.
À 6ª edição, o Lisbon Art Weekend (LAW) ganha fôlego e apresenta mais de 70 eventos em 40 espaços disseminados pela cidade, e uma programação exclusiva desenvolvida com instituições de referência da vida cultural lisboeta, como o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, MAC/CCB e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
Assim, quem passear por Lisboa pode criar itinerários diversos e escolher dentre inaugurações, conversas com artistas, visitas guiadas, performances, workshops para crianças/famílias ou ainda visitas a ateliês de artistas. Ampliar horizontes e sensações, tudo com entrada gratuita, ou não fosse o principal objetivo do LAW oferecer “ao público de todas as origens uma oportunidade de conhecer e visitar a crescente cena de arte urbana contemporânea de Lisboa”, diz ao JE Merve Pakyürek, um dos elementos da dupla fundadora do LAW, juntamente com Marc Kean Paker.
Ligados ao mundo das artes e das galerias, trocaram Istambul por Lisboa em 2019 e perceberam que, não sendo o conceito “art weekend” novo, não existia nada semelhante em Lisboa. Ainda em 2019, surgiu a oportunidade de criar um momento anual que unisse os diversos centros culturais de Lisboa para estimular um maior envolvimento com a cena artística da cidade.
Seis anos depois acreditam que estão no caminho certo e sublinham o facto de, pela primeira vez na sua ainda curta história, o Lisbon Art Weekend contar com envolvimento do CAM, MAAT e MAC/CCB, um sinal da “valorização e reconhecimento” do trabalho que têm vindo a fazer, a par do apoio que têm recebido da DGArtes e da Câmara Municipal de Lisboa.
Destaques para os três dias que se avizinham? Difícil, mas aqui ficam alguns. Sexta-feira, 8 de novembro, das 14:00 às 19h00, poderá visitar a Fábrica das Águas, que abriga 12 estúdios, e conhecer o trabalho de João Mouro, Maja Escher, Katie Lagast, Manuela Falcão, Henrique Neves, Robert Worley, Cécile Matignon, Hugo Dabin, Macheia, Guillaume Vieira, Sofie Amelie Andersen, Astrid Sonne e Talita Caselato.
Ainda dia 8, às 17:00, haverá um leilão na Zaratan, e às 18:30 terá lugar uma “Art Talk” no Ando Living Rooftop,“Intersections”, conversa sobre arte e moda e o que existe pelo meio, com Cláudia Efe, Constança Entrudo e Vera Mota, moderada por Aviva Obst (inscrição aqui).
Sábado, dia 9 de novembro, há brunch na Kubikgallery, a galeria que nasceu no Porto, que tem fortes ligações a São Paulo e que abriu recentemente um espaço em Lisboa. Das 11:00 às 14:00, Stefan Vogel faz visitas guiadas à exposição agora inaugurada na galeria Jahn und Jahn, e pode seguir para a finissage/open studios com os artistas residentes e Daniel Blaufuks no Hangar Centro de Investigação Artística, a decorrer até às 19:00.
No domingo, 10 de novembro, MAAT e Centro de Arte Moderna Gulbenkian têm workshops para famílias. Das 10:30 às 12:00, os miúdos entre os 5 os 9 anos (os graúdos podem acompanhar, são bem-vindos), o MAAT convida-os para diversos workshops. Basta reservar aqui. Também a partir dos 5 anos são as atividades propostas pelo Centro de Arte Moderna Gulbenkian na ZAAM – Zona de Ação Artística Mutante, com o coletivo de artistas Oficina Fritta, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00. Para uma conversa em torno da arte contemporânea, antes de terminar o dia, Às 18:00, rume à Kunsthalle Lissabon, que representa artistas como Luis Lázaro Matos, Francisco Queimadela & Mariana Caló, Nuno Sousa Vieira ou Teresa Solar.
Consulte aqui toda a programação do Lisbon Art Weekend. Boas visitas!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com