Até dia 10 de novembro, teremos mais uma demonstração do quanto mexe Lisboa ao sabor da arte. Por razões várias, entre elas uma nova visão sobre a montra que a capital portuguesa já é hoje, no que respeita às mais diversas expressões artísticas.
À 6ª edição, o Lisbon Art Weekend (LAW) ganha fôlego e apresenta mais de 70 eventos em 40 espaços disseminados pela cidade, e uma programação exclusiva desenvolvida com instituições de referência da vida cultural lisboeta, como o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, MAC/CCB e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
Assim, quem passear por Lisboa pode criar itinerários diversos e escolher dentre inaugurações, conversas com artistas, visitas guiadas, performances, workshops para crianças/famílias ou ainda visitas a ateliês de artistas. Ampliar horizontes e sensações, tudo com entrada gratuita, ou não fosse o principal objetivo do LAW oferecer “ao público de todas as origens uma oportunidade de conhecer e visitar a crescente cena de arte urbana contemporânea de Lisboa”, diz ao JE Merve Pakyürek, um dos elementos da dupla fundadora do LAW, juntamente com Kean Pakyürek.
Ligados ao mundo das artes e das galerias, trocaram Istambul por Lisboa em 2019 e perceberam que, não sendo o conceito “art weekend” novo, não existia nada semelhante em Lisboa. Ainda em 2019, surgiu a oportunidade de criar um momento anual que unisse os diversos centros culturais de Lisboa para estimular um maior envolvimento com a cena artística da cidade.
Seis anos depois acreditam que estão no caminho certo e sublinham o facto de, pela primeira vez na sua ainda curta história, o Lisbon Art Weekend contar com envolvimento do CAM, MAAT e MAC/CCB, um sinal da “valorização e reconhecimento” do trabalho que têm vindo a fazer, a par do apoio que têm recebido da DGArtes e da Câmara Municipal de Lisboa.
Destaques para os três dias que se avizinham? Difícil, mas aqui ficam alguns. Sexta-feira, 8 de novembro, das 14:00 às 19h00, poderá visitar a Fábrica das Águas, que abriga 12 estúdios, e conhecer o trabalho de João Mouro, Maja Escher, Katie Lagast, Manuela Falcão, Henrique Neves, Robert Worley, Cécile Matignon, Hugo Dabin, Macheia, Guillaume Vieira, Sofie Amelie Andersen, Astrid Sonne e Talita Caselato.
Ainda dia 8, às 17:00, haverá um leilão na Zaratan, e às 18:30 terá lugar uma “Art Talk” no Ando Living Rooftop,“Intersections”, conversa sobre arte e moda e o que existe pelo meio, com Cláudia Efe, Constança Entrudo e Vera Mota, moderada por Aviva Obst (inscrição aqui).
Sábado, dia 9 de novembro, há brunch na Kubikgallery, a galeria que nasceu no Porto, que tem fortes ligações a São Paulo e que abriu recentemente um espaço em Lisboa. Das 11:00 às 14:00, Stefan Vogel faz visitas guiadas à exposição agora inaugurada na galeria Jahn und Jahn, e pode seguir para a finissage/open studios com os artistas residentes e Daniel Blaufuks no Hangar Centro de Investigação Artística, a decorrer até às 19:00.
No domingo, 10 de novembro, MAAT e Centro de Arte Moderna Gulbenkian têm workshops para famílias. Das 10:30 às 12:00, os miúdos entre os 5 os 9 anos (os graúdos podem acompanhar, são bem-vindos), o MAAT convida-os para diversos workshops. Basta reservar aqui. Também a partir dos 5 anos são as atividades propostas pelo Centro de Arte Moderna Gulbenkian na ZAAM – Zona de Ação Artística Mutante, com o coletivo de artistas Oficina Fritta, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00. Para uma conversa em torno da arte contemporânea, antes de terminar o dia, Às 18:00, rume à Kunsthalle Lissabon, que representa artistas como Luis Lázaro Matos, Francisco Queimadela & Mariana Caló, Nuno Sousa Vieira ou Teresa Solar.
Consulte aqui toda a programação do Lisbon Art Weekend. Boas visitas!
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com