Lisbon, Law & Tech. Portugal recebe conferência internacional sobre tecnologia e Direito

O evento, que se realiza a 29 de outubro, é organizado pelo Instituto do Conhecimento da Abreu Advogados e conta com o Jornal Económico como ‘media partner’.

O auditório da Abreu Advogados, em Lisboa, vai ser palco do “Lisbon, Law & Tech”, um evento internacional sobre o Direito e a Tecnologia no próximo dia 29 de outubro. Organizada pelo Instituto do Conhecimento desta sociedade, a conferência centrar-se-á em temas como a Inteligência Artificial, o ‘Big Data’, o empreendedorismo e o seu impacto no trabalho jurídico.

Entre os oradores estará Daniel B. Rodriguez, presidente da American Bar Association Center for Innovation, ex-diretor da Northwestern School of Law (Chicago) e antigo professor nas universidades de Harvard e Stanford. Victor Cabral, da Think Future, Alexandre Zavaglia, cofundador da Future Law, e Helder Galvão, fundador da tecnológica brasileira N8, também discursarão neste encontro sobre as novas competências dos profissionais da advocacia.

“Como as fintech no sector financeiro, as Lawtechs provocam disrupção na prática do Direito, sendo preciso compreender e debater o potencial e os riscos da inovação em curso. O Lisbon, Law & Tech vai contribuir para este debate”, garante Luís Barreto Xavier, consultor para a Inovação da Abreu Advogados e coordenador do instituto organizador.

Portugal estará representado na sessão (gratuita mediante inscrição) por Rita Branquinho Lobo (diretora jurídica da Novabase), Rita Batista Marques (CEO da Portugal Ventures), Rui Serapicos (managing partner da Cionet) e Marco Fernandes (CEO da PME Investimentos).

A conferência, da qual o Jornal Económico é media partner insere-se no âmbito da “Abreu Tech Week” e servirá também para fazer o anúncio de uma parceria entre o escritório liderado por Duarte d’Athayde e a brasileira Future Law relativamente a inovações tecnológicas no Direito.

Programa

14h30 | Welcome Coffee

Abertura: Duarte de Athayde, managing partner, Abreu Advogados

14h50 | Painel 1: Tendências em LegalTech

Legal Operations: Novas competências do profissional do mundo jurídico

Convidado: Victor Cabral, Think Future/Tozzini Freire. Brasil

Entrevistadora: Marta Costa, Abreu Advogados

Ciência de Dados e Inteligência Artificial aplicada ao Direito

Orador: Alexandre Zavaglia, cofundador, Future Law. Brasil

15h50 | Painel 2: Advocacia 4.0

Tomorrow´s Lawyers?

Convidado: Helder Galvão, Founder, N8 e professor na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Brasil

Entrevistador: Ricardo Henriques, Abreu Advogados

Departamentos Jurídicos: centro de custo ou business unit?

Oradora: Rita Branquinho Lobo, Novabase. Portugal

16h50 | Coffee Break

17h10 | Painel 3: Fundraising for startups

Rui Serapicos (Cionet). Portugal

Operações de venture capital e movimentos de spin-in entre empresas tradicionais e startups

Convidados: Rita Batista Marques (CEO, Portugal Ventures) / Marco Fernandes (CEO, PME Investimentos)

Entrevistadora: Ana Sofia Batista, Abreu Advogados

Os segredos por trás dos casos bem-sucedidos de exit

Orador: Rodrigo Vieira. PG Advogados. Brasil

 18h10 | Palestra de Encerramento – Keynote speaker

Technology Destabilizes Lawyering and Legal Practice: Why this is a Good Thing for Lawyers

Daniel B. Rodriguez. Chair, American Bar Association Center for Innovation; former Dean, Northwestern Law School, Chicago; consultant, Ross Intelligence. Estados Unidos

A conferência é gratuita, mediante inscrição prévia

Ler mais
Recomendadas

BPI e Ordem dos Advogados fazem acordo para beneficiar mais de 33 mil advogados 

O protocolo assinado entre a Ordem e o banco prevê um pacote de benefícios para contas de utilização particular e de sociedades de advogados.

Advogados, solicitadores e agentes de execução mantêm rendimento mesmo com incapacidade temporária

A Direção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) desenvolveu com a companhia de Seguros AIG uma solução de proteção dos seus beneficiários, sob a forma de um Seguro de Acidentes Pessoais e de Doença cujos prémios serão assumidos pela CPAS, ou seja, sem custo para os Beneficiários, anunciou a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores, em comunicado.

Estudantes da Católica Porto criam projeto “Netflix do Direito”

Criada por alunos da Faculdade de Direito, iniciativa será financiada pela Bolsa Startup Voucher e incluirá vídeo-aulas, casos práticos e seminários. Ficará online no primeiro trimestre de 2021 e terá subscrição mensal.
Comentários