À medida que a lista de sanções contra a Rússia continua a aumentar, com vários sectores a aderirem à pressão, sabe-se que a maior promotora de eventos e a maior plataforma de streaming de música decidiram suspender as operações no país numa altura em que se agravam os ataques contra a Ucrânia.
Em comunicado, a Live Nation fez saber que condena “fortemente a invasão da Ucrânia pela Rússia” anunciando que vão deixar de promover concertos e eventos no país e ainda que vão deixar de trabalhar com fornecedores russos.
Live Nation joins the world in condemning Russia’s invasion of Ukraine and applauds all the musicians who are using their voices to promote peace. pic.twitter.com/Kgp0TQHxNw
— Live Nation (@LiveNation) March 2, 2022
Composta por quatro companhias — a Tickermaster, Live Nation Concerts, Artists Nation Management e Live Nation Media/Sponsorship — a promotora de eventos, que opera em mais de 40 países, incluindo Portugal, junta-se assim às muitas indústrias e empresas que se preparam para abandonar a Rússia.
Em linha com a mesma tendência, surge o Spotify que anunciou também esta quarta-feira ter encerrado o seu escritório na Rússia por tempo indeterminado, em resposta àquilo que descreve como o “ataque não provocado” de Moscovo à Ucrânia.
“A nossa primeira prioridade nas últimas semanas tem sido a segurança dos nossos empregados e assegurar que o Spotify continua a funcionar como uma relevante fonte de notícias globais e regionais, num tempo em que o acesso à informação é mais importante do que nunca”, explicou a empresa num comunicado, adiantando que vai equiparar e multiplicar por dois as doações dos seus funcionários para acções humanitárias no terreno.
O Spotify adiantou ter verificado milhares de conteúdos desde o início da guerra, e também ter restringido a acessibilidade de programas detidos e operados por media russos com ligações ao Estado.
Além do sector da música, também o sector desportivo, indústria automóvel e retalhistas anunciaram a retirada da Rússia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com