[weglot_switcher]

Livre adia decisão sobre retirada de confiança política a Joacine Katar Moreira

Os militantes do partido, reunidos este sábado em congresso, remeteram a questão para os próximos órgãos do Livre, que serão eleitos este domingo.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
18 Janeiro 2020, 14h13

A votação sobre a retirada de confiança política à deputada Joacine Katar Moreira, proposta na resolução da 42.ª Assembleia do Livre, foi adiada. Os militantes do Livre, reunidos este sábado em congresso, remeteram a questão para os próximos órgãos do partido, que serão eleitos amanhã.

O escrutínio foi renhido, tendo em conta que apenas dois votos separaram as duas opções: 52 pessoas votaram em atrasar a decisão sobre Joacine e passá-la aos novos dirigentes e outras 50 quiseram que o assunto ficasse resolvido esta tarde. Para este domingo, a ordem de trabalhos dos congressistas prevê um debate sobre as moções, a votação e o anúncio do resultado das eleições.

Joacine Katar Moreira garantiu hoje que não houve falhas no cumprimento do programa do partido e que está de consciência tranquila. A deputada do Livre acusou o relatório que lhe retirou a confiança política na sua representação parlamentar (o documento que está a ser votado no congresso deste fim de semana) de estar “cheio de inverdades, de algumas mentiras, de manipulação e de omissão”.

“Muitos de nós não estamos preparados para os votos que os portugueses nos deram a 6 de outubro [56.940 votos (1,09%)]. Esta não é a cultura do partido Livre, pelo menos, teoricamente. O caminho que me incentivou a entrar não foi a onda revolucionária foi ser um partido fundamentalmente democrático, único nas suas especificidades e aberto a qualquer pessoa – algo que não é hábito”, disse na sua intervenção desta manhã.

A seu ver, o relatório tem argumentos que são facilmente rebatidos. Uma das críticas a Joacine Katar Moreira foi o facto de não ter divulgado o seu sentido de voto no Orçamento do Estado para 2020 quando os outros partidos já o tinham feito, mas a deputada justificou hoje que já tinha informado o Livre de que estava “inclinada” para a abstenção.

“Este relatório fere a minha honra e dignidade. Está cheio de inverdades, de algumas mentiras, de manipulação e de omissão. O que faz com que membros do partido, dois meses depois do meu empossamento, façam isto?”, começou por perguntar, no discurso perante os membros do Livre.

À chegada ao congresso, que decorre até amanhã no Centro Cívico Edmundo Pedro, em Alvalade, Joacine Katar Moreira recusou renunciar ao cargo que ocupa no Parlamento. “Está absolutamente fora de questão renunciar ao cargo de deputada”, disse aos jornalistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.