Lucro da REN cai 10% para 46,1 milhões no primeiro semestre com inclusão da Portgás na CESE

A empresa liderada por Rodrigo Costa explicou que o resultado foi penalizado pela taxa efetiva de imposto, que ascendeu a 37,3%, “penalizada pela contribuição extraordinária sobre o setor energético, de 28,2 milhões de euros, que passou a incluir, pela primeira vez, a Portgás”.

O lucro líquido da REN – Redes Energéticas Nacionais desceu 9,8% no primeiro semestre do ano, penalizado principalmente após o aumento da Contribuição Extraordinária do Sector Energético (CESE), que inclui pela primeira vez este ano a Portgás, que adquiriu em 2017, anunciou a empresa esta quarta-feira.

Em comunicado divulgado no site da CMVM, a empresa liderada por Rodrigo Costa adiantou que o EBITDA – resultado antes juros, impostos, depreciação e amortização, foi 237 milhões de euros, menos 10,3 milhões,  ou 4,2%, do que  o valor obtido no mesmo período de 2019.

“Esta evolução é explicada sobretudo por uma redução na remuneração dos ativos (-9,8 milhões de euros), fruto das baixas taxas de juro das Obrigações do Tesouro a 10 anos e dos novos parâmetros de regulação estabelecidos para as
atividades de gás natural e o aumento da contribuição do OPEX (4,2 milhões).

Ainda assim, a empresa salientou que o EBITDA beneficiou do desempenho dos negócios no Chile, cujo valor aumentou 3,5 milhões devido à inclusão da Transemel.

Abaixo da linha do EBITDA, os impostos diminuíram 6,2 milhões , e os resultados financeiros melhoraram 5,4 milhões, com o custo médio da dívida a diminuir para 1,9% (2,2% no período homólogo).

“Por outro lado, a taxa efetiva de imposto ascendeu a 37,3%, penalizada pela contribuição extraordinária sobre o setor energético, de 28,2 milhões de euros, que passou a incluir, pela primeira vez, a Portgás (4,1 milhões)”, explicou a REN.

Ler mais
Recomendadas

Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir desta quarta-feira

Para se poderem candidatar, as empresas terão de apresentar uma quebra abrupta e acentuada de pelo menos 40% da sua faturação, e não poderão ter beneficiado das anteriores linhas de crédito com garantia mútua. A SPGM avisa que as empresas em dificuldades não podem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (‘offshore’)”.

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
Comentários