[weglot_switcher]

Lucro da TSMC dispara e cotada sobe 8% antes da abertura do mercado

A gigante dos chips registou, no terceiro trimestre um aumento da receita, que foi superado pela subida nos lucros, além de antever nova subida para o terceiro trimestre.
C. C. Wei é o CEO da TSMC
17 Outubro 2024, 12h05

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) registou um disparo de 54% no lucro líquido do terceiro trimestre. Cotada em Wall Street, está a valorizar 8%, em virtude de as contas superarem as expetativas que existiam.

Nos resultados, divulgados esta quinta-feira pela gigante dos chips, reporta-se um lucro líquido de 325,3 mil milhões de dólares taiwaneses (9,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) entre julho e setembro. O valor superou a estimativa de 300,2 mil milhões de dólares taiwaneses estimados pela LSEG, em números citados pela Reuters.

Na receita líquida houve um incremento homólogo de 36%, para um valor equivalente a 21,6 mil milhões de euros. Em simultâneo, a tecnológica aponta à previsão de que a receita se fixe, no quarto trimestre, “entre 26,1 e 26,9 mil milhões de dólares americanos” (24 e 24,8 mil milhões de euros).

Em causa está a possibilidade de “um aumento de 13% em cadeia ou de 35% homólogo no ponto médio”, de acordo com as declarações do diretor financeiro da TSMC, Wendell Huang, nas declarações prestadas após serem divulgados os resultados.

Neste contexto, os investidores mostram-se animados e a cotação de mercado da empresa está a subir perto de 8%. As ações estão a ser negociadas acima dos 202,5 dólares americanos, na bolsa de Nova Iorque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.