A gigante petrolífera estatal da Arábia Saudita, Aramco, registou uma queda de 38% no lucro líquido do segundo trimestre, segundo informa a “Reuters”.
O lucro líquido da Aramco caiu para 30,07 mil milhões de dólares no trimestre encerrado em 30 de junho, superando a estimativa média de 15 analistas de 29,8 mil milhões.
O grupo declarou um dividendo básico de cerca de 19,5 mil milhões para o segundo trimestre, praticamente em linha com o pagamento do primeiro trimestre.
A Aramco vai começar a pagar dividendos vinculados ao desempenho por seis trimestres, começando com um pagamento de 9,87 mil milhões no terceiro trimestre.
O estado saudita continua a ser o maior acionista da Aramco. O governo detém 90,19% diretamente, o Fundo Soberano de Investimento Público detém 4% e outros 4% são detidos pela subsidiária do PIF Sanabil, segundo dados da Refinitiv.
A maioria das grandes petrolíferas reportou lucros fortes ou recordes no segundo trimestre de 2022, depois que as sanções ocidentais contra o principal exportador, a Rússia, espremeram um mercado global já insuficiente, causando um aumento nos preços do petróleo bruto e do gás natural.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com