O lucro líquido da Generali, que detém a Tranquilidade, cresceu 2,3% para 2,91 mil milhões de euros em 2022, apesar de a seguradora ter registado um impacto negativo de 154 milhões de euros devido aos investimentos na Rússia. Resultados que permitiram à companhia anunciar um aumento do dividendo.
De acordo com os números divulgados esta terça-feira, o resultado operacional – o indicador a que o mercado está mais atento – subiu 11,2% para 6,5 mil milhões de euros, com a subida das taxas de juro a impulsionarem o desempenho do ramo vida.
A seguradora indica que o resultado operacional foi o mais elevado de sempre, ficando também acima das expectativas dos analistas consultados pela “Reuters”, que estimavam 6,19 mil milhões de euros para o conjunto do ano passado.
Por outro lado, o rácio de solvência, que mede a robustez financeira da Generali, fixou-se nos 221% no final de 2022.
Com base nestes resultados, a Generali vai propor o pagamento de um dividendo de 1,16 euros por ação, o que representa um aumento de 8,4% em comparação com 2021. Esta subida, descrita como “notável” pelos analistas da Jefferies, traduz o “crescimento forte dos resultados, a posição de liquidez e de capital do grupo e o foco na distribuição de dividendos”, indica a seguradora no comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com