O grupo automóvel Stellantis registou um aumento de 26% nos lucros em 2022 para um total de 16,8 mil milhões de euros, depois dos 13,2 mil milhões observados no ano anterior. Em consequência destes resultados, a empresa já fez saber que vai distribuir, entre os seus empregados, prémios que somam dois mil milhões de euros.
O consórcio multinacional resulta da união, tornada oficial em janeiro de 2021, da montadora italo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA e está sediado em Amesterdão, capital dos Países Baixos. Com os valores alcançados no seu segundo exercício fiscal, a fusão ultrapassou os cinco mil milhões de euros em sinergias geradas, dois anos antes do previsto (a estimativa apontava para o final de 2024), já que atingiu os 7,1 mil milhões em 2022.
O CEO português, Carlos Tavares, explicou que “graças aos resultados de desempenho recorde da Stellantis alcançados em 2022, distribuiremos mais dois mil milhões de euros em participação nos lucros e bónus variáveis aos funcionários da Stellantis em todo o mundo”.
O grupo revelou ainda que vai distribuir 4,2 milhões de euros em dividendos, o que representa o pagamento de 1,34 euros por ação.
Depois da apresentação dos resultados, o mercado de ações reagiu de forma positiva. A Stellantis está a ver o valor das suas ações a aumentarem 2,03% para 16,18 euros em Paris.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com