A Toyota Caetano teve um resultado líquido consolidado de 14,8 milhões de euros positivos no ano passado, o que representa um aumento de 25,3% em comparação com os lucros de 11,8 milhões de euros em 2021, revelou esta sexta-feira. O grupo propõe distribuir 8,5 milhões de euros em dividendos, de 25 cêntimos por ação.
O volume de negócios da empresa que surgiu do acordo entre a Salvador Caetano e a Toyota Motor Sales subiu 18,8%, em termos homólogos, para 480,2 milhões de euros, de acordo com o relatório financeiro enviado esta tarde à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A autonomia financeira fixou-se em 2021 em 50,0%, 5,5 pontos percentuais acima do ano anterior.
“Tendo como pano de fundo um mercado automóvel em Portugal com ténue crescimento (+2,5% face a 2021), a marca Toyota foi um caso de sucesso, apresentando um crescimento de vendas de 8,8% e aumentando a sua quota no mercado total de veículos ligeiros para 6,3%, o valor mais alto desde o ano 2008”, destacou o presidente e CEO da Toyota Caetano.
José Ramos mencionou que, “no segmento dos veículos comerciais ligeiros, apesar das grandes restrições enfrentadas na produção e capacidade de fornecimento de viaturas, a Toyota continuou a reforçar de forma expressiva o seu posicionamento no mercado e aumentou a sua quota para 9,5% (+0,9 pontos percentuais)”.
No entanto, “a marca Lexus, com viaturas com elevado conteúdo tecnológico, foi severamente afetada pelas dificuldades nas cadeias de abastecimento de componentes, tendo apresentado uma tendência inversa, com um decréscimo de vendas”, admitiu o CEO, na mensagem divulgada com as contas.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também cresceu para 48,5 milhões de euros, adiantou a empresa que está divida em três áreas de negócio: marcas Toyota e Lexus, equipamentos industriais e produção na fábrica de Ovar (segmento industrial).
Por outro lado, a CaetanoBus, fabricante de carroçarias e de autocarro, viu os prejuízos agravarem-se para mais de 13 milhões de euros.
A Toyota Caetano antevê a continuação da retoma para a Caetano UK (Reino Unido), embora antecipa uma queda das margens de negócio face ao aumento dos custos das matérias-primas e concorrência. “A renovação do contrato de fornecimento de autocarros de turismo para a National Express e a retoma da sua operação irá traduzir-se no aumento das vendas em 2023. Em simultâneo, o negócio com o operador Abellio London foi reforçado com a aquisição de mais novas unidades que entrarão em operação já em 2023”, avançou a Toyota Caetano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com