[weglot_switcher]

Lucros do Bankinter crescem 6,8% até setembro para 731 milhões de euros

O Grupo Bankinter justifica este crescimento com uma “forte dinâmica da atividade comercial” e “maior diversificação do negócio”.
24 Outubro 2024, 07h28

O Grupo Bankinter atingiu lucros de 731 milhões de euros até setembro, montante que representa um crescimento de 6,8% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com informação avançada pela entidade financeira. Este crescimento do resultado líquido é justificado pela entidade financeira por uma “forte dinâmica da atividade comercial” e “maior diversificação comercial”.

Destaca o Bankinter que tem vindo a compensar um contexto de descida de taxas de juros com crescimentos nos volumes de negócio, tanto na carteira de crédito, como nos recursos de clientes.

Assim, o grupo dá destaque a um “crescimento sólido do banco em todos os volumes de negócio com clientes” e dá especial destaque aos recursos geridos fora do balanço “que crescem 23,3%”. Já a carteira de crédito do Bankinter também mostrou uma evolução, neste caso um crescimento de 5%, face ao mesmo período de 2023.

O Bankinter sublinha ter consolidado o rácio de eficiência nos 34,6% assim como o perfil de risco, registando um rácio de morosidade de 2,2% e rentabilidade, com uma rentabilidade sobre recursos próprios de 17,1%.

A entidade financeira considera que “as rubricas da conta de resultados crescem a um bom ritmo”, face ao mesmo período do ano passado. Nesse aspeto, a margem de intermediação cresce 5,5%; a margem bruta evolui 7,30% neste período enquanto a margem de exploração cresce 7,8%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.