Os lucros do Citigroup subiram 7% no primeiro trimestre deste ano para 4,6 mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros), comparativamente aos meses de janeiro a março de 2022, revelou esta sexta-feira o banco norte-americano.
Tanto os resultados líquidos como as receitas surpreenderam o mercado. Em termos de faturação, os analistas antecipavam 19,99 mil milhões de dólares (aproximadamente 18,16 mil milhões de euros) e o banco acabou por registar 21,45 mil milhões dólares (19,50 mil milhões de euros).
Os lucros por ação (EPS – Earnings Per Share) foram de 2,19 dólares. Perante estes resultados financeiros, as ações do Citi estavam a subir 2,92% para 48,68 dólares na bolsa de Nova Iorque cerca de uma hora após o arranque das negociações em Wall Street.
“O nosso balanço robusto e bem gerido foi uma fonte de força para os nossos clientes e continuamos a progredir na execução da nossa estratégia focada nos nossos cinco principais negócios interconectados, simplificando e transformando a empresa”, comentou a CEO do Citigroup, Jane Fraser, em comunicado associado ao relatório e contas da empresa.
O Citigroup revelou ainda que teve uma provisão total para perdas com empréstimos de 1,98 mil milhões de euros (na ordem dos 1,80 mil milhões de euros), 7% mais alta do que no mesmo período do ano passado e ligeiramente acima das provisões de 1,89 mil milhões de dólares previstas pelos analistas.
“O Citi apresentou um forte desempenho operacional, mostrando um bom crescimento de receita e disciplina de despesas, apesar do ambiente tumultuoso para os bancos”, comentou ainda Jane Fraser, que lidera o Citigroup desde 2021, ano em que se tornou a primeira mulher a presidir a um grande banco nos Estados Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com