[weglot_switcher]

Lufthansa negoceia com Governo alemão injeção de biliões de euros

O surto do coronavírus afetou mais de 90% da frota da companhia aérea germânica. Fontes próximas da negociação admitem a possibilidade do Governo adquirir uma participação da empresa.
2 Abril 2020, 16h00

A Lufthansa está a negociar com o Governo alemão uma injeção de capital público de biliões de euros de forma a ajudar a companhia aérea a lidar com a crise do coronavírus, segundo revela a agência “Reuters” esta quinta-feira, 2 de abril.

Fontes próximas da negociação admitem a possibilidade do Governo adquirir uma participação da empresa. O surto do coronavírus afetou mais de 90% da frota da companhia aérea germânica, o que já levou também a transportadora a negociar empréstimos com o Governo. “Mantemos um contacto próximo com o Governo federal para garantir a nossa liquidez”, revelaram fontes da Lufhtansa à “Reuters”.

Duas das entidades que estão na linha da frente para liderar um processo que permita à companhia aérea alemã encontrar mecanismos de financiamento para aliviar os efeitos da crise do coronavírus são a Goldman Sachs e o Deutsche Bank.

A pandemia da Covid-19 está a atingir as companhias aéreas um pouco por todo o mundo. Nos Estados Unidos, a American Airlines já demonstrou a sua intenção de pedir ajuda ao Governo que pode ir até aos 11 mil milhões de euros. Fontes da Lufthansa confidenciaram à Reuters que a transportadora alemã poderá precisar de uma verba idêntica.

Em Portugal, a TAP anunciou no dia de ontem a entrada da empresa em regime de lay-off, no qual serão adotadas pelo menos durante 30 dias medidas de suspensão temporária da prestação do trabalho para cerca de 90% dos colaboradores. Por sua vez, os restantes 10% que permanecem em serviço vão sofrer uma redução do período normal de trabalho e redução proporcional da remuneração, em 20%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.