[weglot_switcher]

Luís Filipe Vieira: “Não tenho dinheiro para pagar as dívidas” (com áudio)

Antigo presidente do Benfica disse que não tem dinheiro para pagar empréstimo de 160 milhões de euros, revela o “Correio da Manhã”.
  • Lusa
20 Agosto 2021, 08h08

O antigo presidente do Benfica disse ao “Correio da Manhã” que não tem dinheiro para pagar ao Novo Banco um empréstimo no valor de 160 milhões de euros.

“Não tenho dinheiro para pagar as dívidas”, disse Luís Filipe Vieira ao “CM”. O ex-dirigente desportivo garante que vai entregar as ações que detém da Promovalor, empresa que reúne os ativos imobiliários mais importantes da família Vieira: “Já está tudo tratado para se entregar as ações”.

Neste momento faltam duas semanas para Vieira saldar este empréstimo junto do banco liderado por António Ramalho.

Este empréstimo foi concedido por Ricardo Salgado a Vieira através de uma emissão de dívida de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC).

No final de agosto, ou Vieira paga ou o Novo Banco (sucessor do BES) pode tornar-se dono da Promovalor SGPS, a sociedade que reúne os ativos imobiliários mais relevantes da família do antigo dirigente desportivo.

A 10 de maio no Parlamento, Vieira anunciou que o Novo Banco vai tornar-se acionista da Promovalor por conversão das VMOC:

“As VMOCs vão ser convertidas em capital da Promovalor, e é por essa via que o banco vai receber tudo”, disse o presidente da Promovalor. Depois do reembolso do fundo, todo o remanescente vai para a Promovalor e o Novo Banco vai ser acionista da Promovalor. “Haverá pagamento”, disse na altura Vieira, então ainda presidente do Benfica.

No entanto, tal como o JE escreveu a 14 de maio, o Novo Banco poderá não estar inclinado a fazer isso, pois a conversão é um direito do Novo Banco e não uma obrigação, pelo que a decisão cabe somente ao banco de liderado por António Ramalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.