[weglot_switcher]

LusoLav quer alterar traçado da linha do TGV e construir duas pontes sobre o Douro

O consórcio LusoLav, responsável pela linha de alta velocidade entre Porto e Oiã, quer alterar o traçado da linha e o local para futura estação em Gaia, adianta esta quinta-feira, 10 de abril, o Jornal de Notícias. 
World Travel Awards
10 Abril 2025, 10h16

O Porto pode vir a ganhar duas novas pontes no Douro devido ao TGV. O concurso pela Infraestruturas de Portugal (IP) previa uma única travessia, mas o consórcio LusoLav, responsável pela linha de alta velocidade entre Porto e Oiã, quer alterar o traçado da linha e o local para futura estação em Gaia, revela esta quinta-feira, 10 de abril, o Jornal de Notícias.

A notícia é tema de capa da edição impressa do JN com imagem da maquete, que mostra as travessias separadas no Douro: a da ferrovia, só para alta velocidade, à cota alta; e a da rodovia, à cota baixa.

A estação do TGV em Gaia já não será em Santo Ovídio, mas em Vilar do Paraíso, na zona de São Caetano, adianta o JN.

O JN diz ainda que a proposta do consórcio LusoLav vai a votação hoje, às 16 horas, em reunião extraordinária da Câmara de Gaia e à noite, a partir das 21 horas, será tema da Assembleia Municipal, adianta o JN.

Segundo o jornal, fonte do Município do Porto disse “não ter conhecimento” de uma nova solução para a travessia do Douro. “A Câmara do Porto não recebeu informação por parte da IP, até ao momento”, foi a resposta dada à Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.