[weglot_switcher]

Macron quer ministro da Economia e Fundo Monetário para a zona euro

No decorrer de uma reunião com o presidente grego, Emmanuel Macron propôs que o mercado europeu tenha um ministro da Economia e um Fundo Monetário próprios. Nas próximas semanas irá apresentar as propostas aos parceiros europeus.
  • Presidente da República de França, Emmanuel Macron
7 Setembro 2017, 17h08

Para uma zona euro “forte”, Emmanuel Macron propôs que o mercado europeu passe a contar com um ministro da Economia e um Fundo Monetário próprios. O presidente francês reuniu-se esta quinta-feira com o presidente grego, Prokopis Pavlopulos, em Atenas, tendo sido esta a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro, noticia a Lusa.

O chefe de Estado francês declarou que a zona euro precisa de “ambição”, “coragem” e de “uma aspiração comum”, acrescentando que as suas propostas visam fortalecer a resistência e a capacidade de resposta da zona euro em caso de possíveis futuras crises, especialmente como a que a Grécia sofreu.

Macron saudou o primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, por cumprir e manter a Grécia na zona euro, apesar das pressões feitas “em sentido contrário” e pela agenda de reformas instituída. A população grega pagou um “preço elevado” em troca de reformas, precisando da “solidariedade” europeia, frisou o presidente francês, citado pela agência noticiosa.

Por sua vez, Pavlopulos demonstrou o seu apoio às propostas do chefe de Estado francês, pedindo que França lidere o processo de transformar a zona euro numa “potência que dê esperança em tempos difíceis”, acrescentando que o seu país irá continuar a cumprir com as suas obrigações.

O presidente grego solicitou, ainda, a Emmanuel Macron, reciprocidade, especialmente no que refere à promessa de um alívio da dívida.

Nas próximas semanas, Macron vai apresentar estas propostas aos parceiros europeus, tendo agradecido aos gregos o apoio prestado, conclui a Lusa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.