[weglot_switcher]

Madeira antiga mais visível online com “novas” fotos no Arquivo Regional

A Direção Regional da Cultura decidiu colocar acessível ao público, ao longo deste ano, imagens dos fundos provenientes do Photographia Museu Vicentes. Para já, estão disponíveis duas coleções no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.
3 Março 2017, 15h13

Além das muitas imagens que há muito circulam na internet acerca do Funchal antigo, e mesmo da ilha da Madeira de outros tempos, acabam de entrar no mundo virtual, embora um pouco mais controladas, novas fotografias madeirenses. Tudo porque a Direção Regional da Cultura, através do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, decidiu colocar acessível ao público, ao longo deste ano, imagens dos fundos provenientes do Photographia Museu Vicentes. Fundos que têm vindo a ser tratados e inventariados, prosseguindo o seu objetivo de facultar ao público, de forma ampla, este acervo.

O referido museu encontra-se encerrado ao público há algum tempo, por motivo de obras de ampliação e beneficiação do espaço museológico, após as quais regressa ao número 43 da Rua da Carreira. Por isso mesmo, qualquer solicitação de imagens nesta fase deve ser feita à Photographia Museu Vicentes, através do número de telefone 291282610 ou do email: photographia.vicentes@madeira.gov.pt.

No entanto, como referimos no início, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira passou a disponibilizar já este mês dois arquivos, nomeadamente o de Alexander Lamont Henderson (1838-1907) e o de João Anacleto Rodrigues (1860-1948).

A disponibilização acontece através da plataforma Archeevo, acessível desde o início do corrente ano através do site oficial do Arquivo.

Através desta plataforma, tem a possibilidade de consultar não só a imagem, como a respetiva descrição, assim como a relação de cada imagem com o fundo a que pertence. A par da divulgação online também é disponibilizado o inventário de cada fundo em formato PDF.

Ao longo deste ano, a Direção Regional da Cultura prevê disponibilizar mais de três mil fotografias do acervo de Photographia Museu Vicentes.

A direção regional considera que todo este trabalho que está a realizar será fundamental para a reabertura do Museu como um centro dedicado à fotografia e à história da fotografia e da Madeira, com a projeção mundial que se pretende e que merece.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.