[weglot_switcher]

Madeira aplica 20 milhões de euros no apoio a produções locais

Manutenção das verbas do programa comunitário POSEI, conjugadas com o Orçamento Regional, reverteram para as fileiras agropecuárias da região, mas também para a comercialização e produção de vinho, banana e cana-de-açúcar.
8 Janeiro 2021, 18h30

Depois de vários alertas, quer do Governo Regional, quer das eurodeputadas madeirenses Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e Sara Cerdas (PS), para a importância de manter as verbas do programa comunitário POSEI, e para os efeitos devastadores que uma redução deste apoio provocaria na agricultura das regiões ultraperiféricas, a Comissão Europeia decidiu não realizar quaisquer cortes.

O POSEI – que é a sigla em francês de Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade – tem-se revelado de grande importância para a agricultura e pecuária madeirenses. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, somando as verbas do POSEI e o Orçamento Regional, entre 2020 e 2021, em termos de apoio às produções locais, existiu um reforço, de 20,1 para 20,8 milhões de euros.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 8 de janeiro de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.