[weglot_switcher]

Madeira: Atividade económica cresce 1,6% em maio

Em maio, as exportações tiveram uma quebra de 4,5%, agudizando a descida de 2,5% do mês passado. Desde fevereiro as exportações têm estado em terreno negativo. As importações aumentaram 1,7%, em maio, depois de nove meses de quebra.
14 Agosto 2024, 11h42

A atividade económica da Madeira cresceu 1,6%, em maio, um abrandamento face à subida de 1,9% do mês passado e manteve-se inalterada face ao período homólogo, indicam os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

Em maio, as exportações tiveram uma quebra de 4,5%, agudizando a descida de 2,5% do mês passado. Desde fevereiro as exportações têm estado em terreno negativo.

As importações aumentaram 1,7%, em maio, depois de nove meses de quebra.

“O desempenho do sector de turismo contribuiu para o crescimento económico, uma vez que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo de 10 camas) aumentaram, em maio, 3,9%, acima dos 3,5% registados em abril anterior. De notar ainda que os proveitos totais no alojamento turístico observaram um incremento de 14,8%, superior ao do mês precedente (11,9%)”.

“A emissão de energia elétrica, um indicador normalmente associado à evolução da atividade económica, cresceu 2,9% em maio de 2024, abaixo dos 3,2% verificados no mês anterior. A introdução no consumo de gasóleo caiu 0,4%, após ter crescido 2,2% em abril último. Analisando a relação entre as sociedades constituídas e dissolvidas, observa-se que, em maio de 2024, foram criadas 3,3 novas sociedades por cada sociedade dissolvida na Região, uma proporção superior à do mês precedente (3,0)”, referiu a DREM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.