[weglot_switcher]

Madeira: candidaturas para Programa de Recapitalização Estratégica prolongadas até dezembro

O programa que possui uma verba de 400 milhões de euros é gerido pelo Banco Português de Fomento e tem como um dos seus objetivos ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis.
Banco do Fomento
23 Agosto 2023, 10h13

As candidaturas para o Programa de Recapitalização Estratégica foram prolongadas até final de dezembro deste ano, anunciou a Secretaria Regional da Economia.

No âmbito deste programa estão disponíveis 200 milhões de euros “para investimento direto em empresas, com recurso a instrumentos de capital ou quase-capital, em parceria com investidores privados”, sublinha a Secretaria Regional.

Este programa é gerido pelo Banco Português de Fomento (BPF) e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e é de âmbito territorial nacional.

Um dos objetivos deste programa passa por “ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis”, refere a Secretaria da Economia.

Para o secretário regional da Economia, Rui Barreto, este é “mais um instrumento ao dispor das empresas madeirenses e que, como o programa indica, vem colmatar uma falha de mercado no que diz respeito ao acesso a instrumentos financeiros e de capital”.

Rui Barreto salientou que “os empresários devem aproveitar a presença física do Banco Português de Fomento na Região, que abriu recentemente uma dependência de atendimento na loja do Cidadão, para procurarem conhecer os instrumentos de financiamento existentes, e que se adequem às suas necessidades”.

O governante acrescentou que o BPF já apoia centenas de empresas regionais de todos os sectores, acrescentando que “o protocolo assinado entre a instituição bancária e o Governo Regional, cria condições propícias ao investimento e à inovação na Região”.

A Secretaria Regional da Economia salientou que o Programa de Recapitalização Estratégica conta com 400 milhões de euros de dotação global, “através de fundos do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), tendo por objetivo estimular o crescimento sustentável da economia”.

As candidaturas devem ser submetidas pelos intermediários financeiros (Sociedades de Capital de Risco ou Sociedades Gestoras de Capital de Risco) para o endereço de e-mail fdcr@bpfomento.pt ou para o número 351 226 165 280, após consulta da Ficha de Produto detalhada e restantes documentos de suporte à candidatura, diz a Secretaria da Economia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.