[weglot_switcher]

Madeira cria ‘Gás Solidário’ para famílias com carências financeiras

A medida entra em vigor a 1 de agosto, e deve beneficiar 22 mil consumidores. Estará disponível uma verba de 650 mil euros e é esperada uma poupança de seis euros mensais, seja na fatura do gás canalizado, seja na aquisição de uma garrafa de gás.
Botija gas
30 Julho 2021, 09h02

O Governo Regional da Madeira decidiu criar ‘Gás Solidário’, uma medida que visa conceder apoio financeira para famílias com carências financeiras e promover a poupança na aquisição de gás para utilização doméstica, “seja na modalidade de aquisição de garrafas de gás, seja na aquisição de gás canalizado”. Estarão disponíveis 650 mil euros para a execução desta medida que entra em vigor a partir de 1 de agosto.

“Poderão candidatar-se todas as famílias que já usufruem da tarifa social de fornecimento de energia elétrica, que corresponderá a um universo de 22 mil consumidores. Anualmente, os consumidores que sejam aprovados para o programa ‘Gás Solidário’ irão ter uma poupança de 72 euros, que se traduz numa dedução de seis euros mensais, seja na fatura do gás canalizado, seja na aquisição de uma garrafa de gás. Para aceder a este apoio, os beneficiários terão apenas de apresentar o cartão do cidadão e a última fatura de energia elétrica com tarifa social atualizada e em seu nome”, explica o executivo madeirense.

O acompanhamento e monitorização do ‘Gás Solidário’ está a cargo da Direção Regional de Economia e Transportes.

“O programa tem por objetivo apoiar, financeiramente, as despesas com gases de petróleo liquefeitos das famílias carenciadas com residência na Região Autónoma da Madeira, a aquisição de GPL engarrafado ou canalizado a um valor mais reduzido, nos operadores aderentes”, sublinha o executivo madeirense.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.