[weglot_switcher]

Madeira determina obrigatoriedade de vacina e teste antigénio com excepção dos supermercados e missas do parto

As novas medidas entrarão em vigor a partir do próximo sábado, 20 de novembro, às 00h00.
  • Centenas de adolescentes residentes na Madeira afluíram hoje ao Centro de Vacinação do Funchal para serem vacinados contra a covid-19, sendo esta a primeira região começar a inocular a partir dos 12 anos. HOMEM DE GOUVEIA/LUSA
18 Novembro 2021, 17h54

O Governo Regional anunciou novas medidas de contingência, entre elas a obrigatoriedade de apresentação de um teste antigénico, bem como um certificado de vacinação completa para aceder a restaurantes, bares, locais e eventos de desporto, discotecas, hotéis, cabeleireiros, cinema, e outras atividades sociais semelhantes. As medidas foram anunciadas esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Excluem-se desta regra os supermercados e as missas do parto, onde os utentes poderão apresentar um teste antigénio ou o certificado de vacinação.

O teste antigénico passará a ter de ser efetuado semanalmente.

Reforça-se ainda as medidas de contingência nos lares, onde, para além da obrigatoriedade dos testes semanais aos funcionários e às visitas, o regime de visitação estará limitado a uma pessoa.

No que diz respeito aos aeroportos e portos, os residentes da região autónoma que não estejam vacinados e que desembarcam na Madeira são orientados para o respetivo centro de vacinação, mas não é ainda obrigatória a vacinação para poder desembarcar na ilha.

O Governo Regional anunciou que a execução da noite do mercado e da noite de S. Silvestre será decidida “à posteriori“, mediante consideração do número de internamentos  ligados ao coronavírus que se irão registar nas próximas semanas.

O aumento de casos positivos de Covid-19 na Região Autónoma da Madeira e a escalada nos internamentos causados pelo vírus são os motivos principais que levam o Governo da Madeira a anunciar novas restrições para combate ao coronavírus.

No espaço de uma semana, as hospitalizações por COVID-19 passaram de onze para 37 (30 em unidades polivalentes e sete em cuidados intensivos), de acordo com os dados fornecidos pela Direção Regional de Saúde.

Segundo os dados da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil,  85% da população da região tem a primeira dose da vacina e 84% está com a vacinação completa.

As novas medidas entrarão em vigor a partir do próximo sábado, 20 de novembro, às 00h00.

 

[atualizada às 18:12]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.