A Região Autónoma da Madeira terá um Natal em cheio, pelo menos no que diz respeito à ocupação hoteleira, sendo que também apresenta bons resultados no que diz respeito à performance no segmento dos cruzeiros. The Views e Grupo Pestana esperam ocupações elevadas para o Natal e passagem do ano e aumentos na Receita por Quarto Disponível (Revpar) e Taxa Média Diária (ADR) de pelo menos 9% face ao ano anterior.
Entre os dias 24 e 26 de dezembro, a sondagem da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, aponta para uma ocupação de 80% no Destino Madeira, o que são boas notícias, tendo em conta que isto representa uma subida de três pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.
Fonte oficial do Grupo Pestana confirma ao Económico Madeira que os hotéis do grupo hoteleiro, localizados no Funchal, já estão com uma ocupação na ordem dos 80% para o natal e também para a passagem de ano, “havendo unidades que já se encontram com lotação esgotada”.
Trata-se de um aumento de 15 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior, diz o grupo hoteleiro.
“Quanto aos nossos dois hotéis em Câmara de Lobos, encontram-se com uma ocupação na ordem dos 75% no natal e estarão praticamente a 100% no final do ano, mostrando resultados consistentes com 2023”, acrescenta a mesma fonte oficial do grupo hoteleiro madeirense.
Por mercados e nos hotéis do Funchal, têm maior peso o turista português, alemão, inglês e francês, e em Câmara de Lobos é o alemão, inglês e português.
Relativamente ao Revpar, e no que diz respeito aos hotéis da marca na Madeira, o Grupo Pestana diz esperar um aumento superior a 10% no período do natal e do fim de ano.
Já o grupo hoteleiro The Views (que conta com três unidades na Madeira) tem também motivos para estar contente.
No hotel Baia, dezembro trouxe uma ocupação de 75% e um crescimento do ADR de 9,7% face ao ano anterior, disse o diretor de operação do Grupo The Views, Sérgio Costa, ao Económico Madeira.
“O Natal (24 a 27 de dezembro) tem uma ocupação de 77,8% e o final do ano (27 de dezembro a 2 de janeiro) atinge os 91% e está praticamente a 100% no dia 31 de dezembro”, acrescenta Sérgio Costa.
No Oasis, em dezembro, a ocupação ficou em 80,4%, e registou-se um crescimento do ADR de 9,5% face ao ano anterior.
“O Natal tem 95% de ocupação e o fim do ano tem 85,7%, estando no dia 31 de dezembro com 89% de ocupação prevista”, referiu Sérgio Costa.
No Monumental, Sérgio Costa disse que se espera um final do ano cheio.
“No dia 23, vão estar em porto, o AIDAcosma e o Marella Explorer, na véspera de Natal, o Azura, a 26, o MSC Opera, o Bolette e o Ambition e a 27, segunda oitava de Natal, o Mein Schiff 3 e o Ambience. Relativamente ao movimento de passageiros, estima-se que estes navios tragam no total, mais de 25 mil pessoas, das quais, cerca de 18 mil, são passageiros”, referiu a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), ao Económico Madeira.
“Em 2023, os cinco navios em porto (Mein Schiff 3, AIDAcosma, Azura, Marella Explorer e Costa Firenze) trouxeram 13.717 passageiros e 4.253 tripulantes. Destes navios, quatro estão posicionados na rota da CAI, Cruise Atlantic Islands – AIDAcosma, Marella Explorer, Azura e MSC Opera – e os outros percorrem o corredor atlântico, o Bolette a partir de Liberpool, o Ambition e o Ambience iniciam a viagem, em Londres e o Mein Schiff 3, em Bremerhaven”, acrescentou a APRAM.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com