[weglot_switcher]

Madeira: eurodeputada do PS defende que suspensão das patentes das vacinas da covid-19 deve ser “considerada e discutida”

A eurodeputada socialista considera que a proteção da saúde pública “está acima de qualquer interesse económico”.
19 Maio 2021, 11h11

A eurodeputada madeirense, Sara Cerdas, eleita pelo PS, defendeu que a suspensão das patentes das vacinas contra a covid-19 deve ser “considerada e discutida”, reforçando que a proteção da saúde pública “está acima” de qualquer interesse económico.

“O mecanismo permitirá que a solução desta pandemia (vacina) chegue a todos. Vivemos uma crise de saúde global e temos entre nós apenas uma solução, a vacina. Congratulo o esforço conjunto que tem sido feito para aumentar a vacinação da população, principalmente os mais vulneráveis. Mas temos que fazer mais, temos que proteger todos, pois só assim estaremos protegidos”, disse Sara Cerdas, no âmbito de uma proposta do Parlamento Europeu que exige à Comissão Europeia que defenda a suspensão dos direitos de propriedade intelectual (DPI) para as vacinas contra a COVID-19.

A eurodeputada socialista alertou para as situações vividas que se vivem na Índia ou no Brasil “aumentam o risco de novas variantes que podem colocar em risco todo o trabalho desenvolvido até ao momento na inoculação da população. Temos que agir e o momento é agora”.

O Parlamento Europeu vai votar uma resolução sobre a suspensão dos direitos de propriedade intelectual durante a sessão plenária de 7 a 10 de Junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.