[weglot_switcher]

Madeira: eurodeputada do PS saúda manutenção de verbas do POSEI

As dotações do POSEI, Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas RUP, mantêm-se.
30 Novembro 2020, 15h16

A eurodeputada madeirense, eleita pelo PS, Sara Cerdas, saudou o acordo que foi alcançado sobre as medidas transitórias para a Política Agrícola Comum (PAC) que prevê a manutenção do regime POSEI, mecanismo que apoia a agricultura das regiões ultraperiféricas. Sara Cerdas refere que o Conselho chegou a um acordo informal com o Parlamento Europeu sobre a forma de prorrogar as regras da PAC em vigor, até ao final de 2022, permitindo distribuir aos agricultores europeus os 8,07 mil milhões de euros adicionais do instrumento de recuperação europeu. Neste acordo alcançado, as dotações do POSEI, Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas RUP, mantêm-se.

A socialista sublinha que a manutenção do POSEI vai permitir aos agricultores das regiões ultraperiféricas “maior segurança para ultrapassar as dificuldades que enfrentam e fazer face às consequências sociais e económicas provocadas pela COVID-19”.

sara cerdas refere que o POSEI é muito importante para os agricultores madeirenses e açorianos, “na medida em que permite fazer face os desafios específicos que as regiões ultraperiféricas enfrentam, nomeadamente afastamento, insularidade, pequena dimensão, topografia difícil e clima”.

A eurodeputada do PS destacou a forte posição do Parlamento Europeu que “se manteve unido, através dos vários grupos políticos, na defesa dos interesses das regiões ultraperiféricas. Destaco ainda o papel do governo português e da Comissária Europeia Elisa Ferreira, que reforçaram a necessidade de evitar quaisquer cortes neste programa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.