Com o cenário de eleições antecipadas a ser a hipótese mais provável depois da queda do Governo Regional da Madeira a Iniciativa Liberal já tomou uma decisão sobre quem será o cabeça-de-lista. Trata-se do atual líder da força partidária, Gonçalo Maia Camelo, confirmou o próprio ao Jornal Económico.
Atualmente o Governo da Madeira está em gestão depois da aprovação de uma moção de censura, a 17 de dezembro, com o “sim” do PS, Juntos Pelo Povo (JPP), Iniciativa Liberal (IL), Chega e PAN e o “não” do PSD e CDS-PP.
Este “não” surgiu depois da proposta de Orçamento Regional, para 2025, ter sido rejeitada pela Assembleia da Madeira, a 9 de dezembro, com o “não” do PS, Juntos Pelo Povo (JPP), Iniciativa Liberal (IL), Chega e PAN e o “sim” do PSD e CDS-PP.
Hoje o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve os partidos com assento parlamentar na Região Autónoma. As forças partidárias devem pedir eleições antecipadas tendo em conta que foi exatamente isso que defenderam aquando das audições com o Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, que se realizaram após a queda do executivo madeirense.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com