Madeira: Inflação recua 0,3% para -1,3% em agosto

As áreas da Educação e Lazer, recreação e cultura foram as que registaram as maiores variações negativas, de -4,4% e -4,3%, respetivamente.

José Coelho/Lusa

Os dados são da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) e dizem que inflação na Madeira recuou 0,3% em agosto deste ano face ao mês anterior, sendo que a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses foi de -1,3%.

Esta taxa mantém, assim, a trajetória descendente iniciada há 21 meses (excetuando o mês de junho de 2020, em que a taxa estabilizou face a maio). Além disso, foi o décimo mês consecutivo em que a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi negativa.

As áreas da Educação e Lazer, recreação e cultura foram as que registaram as maiores variações negativas, de -4,4% e -4,3%, respetivamente. Em sentido inverso, as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes Restaurantes e hotéis (+2%) e Bebidas alcoólicas e tabaco (+1,2%).

No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 0,1%, o mesmo valor do mês anterior.

Em agosto de 2020, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, foi 0,3% superior ao registado no mês anterior, tendo registado uma variação de 1,8% face ao mês homólogo.

Recomendadas

Tem lareira ou recuperador de calor? Limpeza da chaminé é fundamental para que a possa acender com segurança no inverno

Antes do período de maior frio deve-se realizar-se a limpeza periódica, eliminando a substância creosoto, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação.

António Lopes da Fonseca: “Não podemos ter medo de enfrentar o Partido Socialista na República”

O  deputado falava na sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares, que decorreram nos dois últimos dias no Four Views Oásis, no Caniço.

Madeira: Juventude Socialista apresenta moção “Madeira 2030: Uma nova geração de Polític@s”

Sara Cerdas assina o texto relativo às políticas europeias, Olavo Câmara as políticas nacionais e Marina Barbosa as políticas regionais.
Comentários