Os dados são da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) e dizem que inflação na Madeira recuou 0,3% em agosto deste ano face ao mês anterior, sendo que a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses foi de -1,3%.
Esta taxa mantém, assim, a trajetória descendente iniciada há 21 meses (excetuando o mês de junho de 2020, em que a taxa estabilizou face a maio). Além disso, foi o décimo mês consecutivo em que a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC foi negativa.
As áreas da Educação e Lazer, recreação e cultura foram as que registaram as maiores variações negativas, de -4,4% e -4,3%, respetivamente. Em sentido inverso, as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes Restaurantes e hotéis (+2%) e Bebidas alcoólicas e tabaco (+1,2%).
No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 0,1%, o mesmo valor do mês anterior.
Em agosto de 2020, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, foi 0,3% superior ao registado no mês anterior, tendo registado uma variação de 1,8% face ao mês homólogo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com