[weglot_switcher]

Madeira: Iniciativa Liberal quer captar investimento que produza desenvolvimento e bem-estar aos cidadãos

O partido apresentou um conjunto de medidas que visam trazer mais segurança à população.
1 Setembro 2021, 08h02

A Iniciativa Liberal apresentou um conjunto de propostas que visam trazer mais segurança à população da Região Autónoma da Madeira. Entre as medidas apresentadas pelo partido está a aposta em investimento que traga desenvolvimento e bem-estar aos seus cidadãos.

O partido considera que a proliferação de atos de vandalismo numa localidade “é habitualmente um sinal tóxico” no que respeita à gestão camarária.

“As causas podem ser várias, desde a delinquência, à toxicodependência, fomentadas pela existência de espaços abandonados e não cuidados, o pouco interesse em exercer uma ação interventiva e eficaz, assim como a ausência de uma política (a par da governamental) de tratamento e recuperação de muitos desses indivíduos”, alerta a Iniciativa Liberal.

O partido considera que esta situação afasta os munícipes das localidades, com consequências nas áreas sociais, na cultura, na habitação, e na qualidade de vida municipal.

Nesse sentido a Iniciativa Liberal apresentou um conjunto de medidas que visam trazer mais segurança à população. Entre as medidas estão soluções de gestão que “erradiquem os fatores de entropia às freguesias e aos municípios, através da intervenção partilhada com o Estado que tutela as polícias”.

O combate à corrupção, é outra das medidas apresentadas pelo partido, que acredita que os sistemas corruptos “estão sempre ao serviço de interesses alheios” às populações.

O partido quer também captar a energia criadora do investimento e colocá-la ao serviço do “desenvolvimento e do bem-estar dos cidadãos”, e também conquistar a sociedade civil para uma gestão colaborativa, acolhendo ideias e propostas, iniciativas individuais e coletivas, no sentido da “criação de mais-valias de investimento que corroborem a segurança e promovam a qualidade de vida”.

A Iniciativa Liberal quer também assegurar, “a livre convivência social, a mobilidade e a tranquilidade”, e promover a limpeza dos espaços públicos.

“A promoção da qualidade de vida dos munícipes, tarefa constitucional adstrita ao poder local, é um importante fator de fixação das populações nos concelhos e nas freguesias. O programa autárquico da Iniciativa Liberal acolhe esta missão e reforça-a no quadro de uma governança inteligente, sustentável, atrativa e segura”, refere o partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.