[weglot_switcher]

Madeira: Oposição critica não obrigação de utilização de produtos regionais em proposta sobre sidra da Madeira

A proposta foi apresentada pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que salientou o facto de a produção de sidra ter alcançado no último ano cerca de 345 mil litros, num valor de mercado de aproximadamente 1,7 milhões de euros e envolvendo perto de 360 produtores.
20 Maio 2020, 14h57

Os partidos que suportam o Governo Regional, PSD e CDS, aprovaram esta quarta-feira em Plenário na Assembleia Legislativa da Madeira uma proposta de decreto legislativo regional para a classificação da sidra da Madeira e também dos vinagres de sidra e de maçã regionais, proposta que teve abstenção da parte dos partidos da oposição, nomeadamente por considerarem que não está explícita a obrigação da utilização de produtos regionais.

A deputada do PS Sílvia Silva destacou que, apesar da garantia do Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, não há nenhum artigo que obrigue a que a produção seja feita com fruta da Madeira, solicitando, desta forma, a alteração na especialidade.

Rafael Nunes, do Juntos pelo Povo (JPP), salientou que “não faz parte deste diploma a discriminação positiva da fruta com origem regional, abrindo portas à utilização de matéria-prima importada em prejuízo dos nossos agricultores”.

Por outro lado, o deputado do PCP Ricardo Lume, questiona o Governo sobre a possibilidade de as sidrarias tradicionais e os produtores que têm sidrarias nas suas casa continuarem a produzir.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.