O PAN Madeira mostrou preocupação com a intenção demonstrada pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (SRAAC) de promover um novo “desbaste” no pombo-trocaz, devido a reclamações apresentadas ao Instituto da Floresta e Conservação da Natureza (IFCN). O partido defende que a matança não é uma solução para preservar a espécie, e considera que acabe ao executivo madeirense “encontrar mecanismos” que protejam a referida espécie e agricultores.
“Compreendemos a posição dos agricultores e estamos solidários com estes, contudo não podemos aceitar que quaisquer espécies, principalmente as protegidas, sejam perseguidas e abatidas. Entendemos que existem alternativas que protegem os agricultores e as suas culturas sem prejudicar as espécies, sendo responsabilidade da SRAAC e do IFNC promover a aplicação dessas medidas, junto dos agricultores”, considera o partido.
O PAN diz que a “promoção de matanças” não é uma solução para preservar as espécie que partilham connosco o território da região, e lembra que o pombo-trocaz é uma espécie endémica da Madeira, estando protegida.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com