[weglot_switcher]

Madeira prevê iniciar vacinação contra covid-19 antes do final do ano

O primeiro lote de vacinas contra o covid-19 deve chegar esta segunda-feira à região autónoma.
28 Dezembro 2020, 10h02

A Madeira prevê iniciar a vacinação contra o covid-19 antes do final do ano, afirmou Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional. O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus deve chegar esta segunda-feira à região.

“Penso que as vacinas devem chegar aqui na segunda-feira, portanto, a partir de segunda-feira temos tudo pronto para iniciar [a vacinação] antes do fim do ano”, disse à margem de uma visita à costa norte da ilha, no fim-de-semana, onde visitou as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, no concelho de São Vicente, as mais afetadas pela tempestade do dia de Natal.

Na quinta-feira, a Secretaria da Saúde e Proteção Civil da Madeira apresentou o plano regional de vacinação contra a covid-19, indicando que estima vacinar 50 mil pessoas na primeira fase do processo e que previa receber 9.750 doses em janeiro de 2021.

“Vai ser mais cedo, porque em Portugal continental também é mais cedo”, disse Miguel Albuquerque.

No continente, a campanha de vacinação contra a covid-19 arranca no domingo.

“A Madeira vai receber a sua quota de vacinas e, no quadro daquilo que foi anunciado pelo grupo de trabalho constituído para a vacina, iremos proceder ao início da vacinação pelos profissionais de saúde que estão na linha da frente”, declarou.

De acordo com os dados mais recentes, a Região Autónoma da Madeira tem 493 casos ativos de coronavírus, 145 importados e 348 de transmissão local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.