Madeira: PS diz que apoios para diminuir efeitos da pandemia são “inadequados e insuficientes”

Os socialistas dizem que estes apoios foram “mal concebidos, não chegam a quem precisa, e têm muita burocracia”, e que nem abrangem 10% do tecido empresarial madeirense.

O deputado e líder do PS Madeira, Paulo Cafôfo, considerou que as verbas que têm sido injetadas na economia, para diminuir os efeitos da pandemia, são “inadequados e insuficientes”. O socialista reforça que tem havido “reciclagem de programas” porque estes foram “mal concebidos, não chegam a quem precisa, e têm muita burocracia”.

“É com alguma incredulidade que a propaganda continua, a propaganda não paga as contas. É falso o que disse o vice-presidente do Governo da Madeira, Pedro Calado, e o secretário regional da Economia, Rui Barreto, de que se injetou 160 milhões de euros na economia”, afirmou Paulo Cafôfo, durante a sessão plenária que decorre na Assembleia da Madeira.

Cafôfo diz que os apoios nem abrangem “10% do total do tecido empresarial madeirense”, e que “em vez de apoios  são créditos dados pelos bancos”, em que alguns precisam de aval pessoal.

O deputado socialista diz que do Invest RAM, dos 100 milhões de euros os empresários só tiveram acesso a 58 milhões de euros, e que no Apoiar Madeira, dos 20 milhões de euros “não se sabe de alguém que tenha recebido um euro”.

O socialista sublinhou que no caso do Invest RAM “são créditos dados pelos bancos, que não são a fundo perdido”.

Recomendadas

Zona Franca da Madeira: Bloco diz que decisão de Bruxelas põe em causa a capacidade da Autoridade Tributária nacional e regional de exercerem fiscalização

O Bloco quer ouvir com urgência no Parlamento o Governo depois de Bruxelas concluir que a “aplicação do regime de auxílios da Zona Franca da Madeira em Portugal” não cumpre as regras europeias. O BE deixa críticas à falta de fiscalização por parte da Autoridade Tributária central e da AT da Região Autónoma da Madeira. “A Zona Franca da Madeira continuou a ser utilizada para esquemas de planeamento fiscal agressivo”, disse a deputada Mariana Mortágua. Governo regional e a sociedade que gere a Zona Franca discordam das conclusões de Bruxelas.

39 estabelecimentos de ensino do Funchal distinguidos com bandeira Eco-Escolas

O programa Eco-escola tem por objetivo reconhecer o trabalho realizado pelos estabelecimentos escolares em benefício do ambiente.

Madeira atinge recorde diário de casos positivos de covid-19

A Madeira tem 226 casos ativos de coronavírus, 42 importados e 184 de transmissão local.
Comentários