[weglot_switcher]

Madeira: PSD/CDS-PP vence em três municípios e PSD leva Câmara de Lobos e Calheta

A coligação PSD/CDS-PP venceu na Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Santo.
12 Outubro 2025, 23h54

A coligação PSD/CDS-PP conseguiu vencer em três municípios da Região Autónoma da Madeira (Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Santo) enquanto que o PSD chegou ao triunfo em Câmara de Lobos e na Calheta.

Na Ribeira Brava a vitória foi de Jorge Santos que assim sucede a Ricardo Nascimento, que foi eleito num movimento independente (RB1) mas que não se podia recandidatar por atingir o limite máximo de mandatos.

Jorge Santos vai governar com maioria absoluta ao atingir 51,6% e cinco vereadores contra os dois eleitos pelo movimento RB1 que chegou aos 29,5%.

Nas últimas autárquicas o RB1 tinha eleito seis vereadores contra um do PS.

Na Ponta do Sol o novo presidente da Câmara é Rui Luís que retira o poder ao PS e a Célia Pessegueiro. PSD/CDS-PP vão governar a Ponta do Sol em maioria absoluta com três vereadores contra dois do PS.

Nas últimas autárquicas o PS tinha eleito três vereadores contra dois do PSD/CDS-PP.

No Porto Santo o PSD/CDS-PP manteve o poder elegendo o anterior presidente Nuno Baptista. Aqui a coligação vai governar em maioria absoluta com três deputados contra dois vereadores do UNE.

Nas últimas autárquicas o PSD/CDS-PP tinha eleito três vereadores, o PS um e o UNE um vereador.

O PSD consegue manter o poder em Câmara de Lobos onde Pedro Coelho não se podia recandidatar por atingir o limite máximo de mandatos. Os sociais democratas têm agora como novo presidente Celso Bettencourt.

O PSD vai governar em maioria absoluta com cinco vereadores contra um vereador do Chega e um vereador do Juntos Pelo Povo (JPP).

Nas últimas autárquicas o PSD tinha eleito seis deputados contra um deputado do PS.

Na Calheta o PSD manteve também o poder ao eleger Doroteia Leça como nova presidente da Câmara. Recorde-se que Carlos Teles não se podia recandidatar por ter atingido o limite máximo de mandatos.

Doroteia Leça vai governar com maioria absoluta ao eleger seis vereadores contra um vereador do Juntos Pelo Povo (JPP).

Nas últimas autárquicas o PSD elegeu seis vereadores contra um vereador do PS.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.