[weglot_switcher]

Madeira: PSD e CDS aprovam classificação da sidra da Madeira

De referir que o Governo Regional, já no âmbito desta política inaugurou a primeira sidraria deste projeto, em Santo António da Serra.
20 Maio 2020, 14h40

Os partidos que suportam o Governo Regional, PSD e CDS, aprovaram esta quarta-feira em Plenário na Assembleia Legislativa da Madeira uma proposta de decreto legislativo regional para a classificação da sidra da Madeira e também dos vinagres de sidra e de maçã regionais, proposta que teve abstenção da parte dos partidos da oposição.

A proposta foi apresentada pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que salientou o facto de a produção de sidra ter alcançado no último ano cerca de 345 mil litros, num valor de mercado de aproximadamente 1,7 milhões de euros e envolvendo perto de 360 produtores.

“Considerando estes números animadores e diferenciadores, alicerçados à qualidade deste produto secular, o Governo Regional decidiu criar um diploma que define e carateriza a sidra produzida na Região Autónoma da Madeira (RAM) e estabelece as regras aplicáveis à sua colocação no mercado”, explicou o Secretário.

Humberto Vasconcelos realçou ainda que se no passado esta bebida era praticamente apenas para auto-abastecimento de quem a produzia, nas últimas décadas a sua esfera de consumo tem-se alargado além das populações rurais.

Desta forma, o governante sustentou que se justifica o investimento numa rede de sidrarias coletivas, que têm por objetivo dotar a Região “de unidades modelares de seviço público de transformação de maçãs, pêras e pêros para obtenção dos vários tipos de sidras e quanto possível de vinagres de sidra e vinagres de maçã”.

De referir que o Governo Regional, já no âmbito desta política inaugurou a primeira sidraria deste projeto, em Santo António da Serra, que contempla a construção de quatro sidrarias, através de um investimento de 183 mil euros e que vai permitir que a Madeira passe a ter no mercado regional sidra engarrafada com a marca Madeira.

O projeto contempla ainda um laboratório de análises, “género de uma sidraria central”, instalada no Centro de Proteção e Desenvolvimento Agrícola, na Camacha, que “além de conferir o necessário apoio laboratorial às sidras locais, vai dispor de equipamentos mais evoluídos para produzir sidras naturais mais elaboradas”.

O Secretário garantiu, por fim, que quem suporta os custos de produção é o Governo Regional, sem qualquer custo de utilização dos espaços por parte dos produtores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.