Madeira regista 20 casos positivos de coronavírus, mais quatro do que na terça-feira

Os quatro novos casos tratam-se de contactos próximos com uma doente proveniente de Espanha que estava infetada.

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem hoje mais quatro casos com resultado positivo com infeção por Covid-19, contando assim neste momento com 20 casos positivos, confirmou esta tarde a Vice-presidente do IA Saúde, Bruna Gouveia. Quatro turistas holandeses e 16 residentes na RAM.

Os quatro novos casos tratam-se de residentes na Região, um deles estava a cumprir quarente na Quinta do Lorde proveniente do Reino Unido, os restantes três foram infetados pelo caso com ligação a Espanha reportado ontem.

Dos 20 casos positivos, sete são do sexo masculino e 13 do sexo feminino, sendo que apenas um doente está na unidade do Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, sem necessidade de cuidados intensivos, os restantes encontram-se em isolamento nos seus domicílios (15 pessoas), excetuando os quatro turistas holandeses.

Neste momento encontram-se em quarentena obrigatória 74 passageiros, uma vez que muitos já realizaram o teste à Covid-19 e foram encaminhados para cumprir a restante quarentena nos seus domicílios. De realçar, que um destes testes foi positivo, tratando-se de um cidadão que regressou do Reino Unido. Doze pessoas encontram-se no Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, e 62 na Quinta do Lorde.

“Em relação aos restantes casos, reportamos agora quatro casos com transmissão local da doença Covid-19. Todos estes quatro casos são contactos próximos do mesmo caso que tinha ligação a Espanha, tratando-se de um cluster restrito a uma família residente no concelho do Funchal”, salientou Bruna Gouveia.

Dos 20 casos identificados, 16 têm uma ligação epidemeológica a áreas de transmissão ativa de Covid-19: cinco com proveniência da Holanda, bem como o mesmo número com proveniência de Portugal Continental, mais concretamente da região de Lisboa e Vale do Tejo, três dos Emirados Árabes Unidos, dois do Reino Unido e um de Espanha.

Relativamente às idades dos casos positivos, há cinco doentes com idade inferior a 29 anos (mais dois do que ontem), duas pessoas entre os 50 e os 59 anos (mais um caso relativamente a ontem), oito na faixa etária entre os 60 e os 69 e cinco entre os 70 e os 79 anos (mais um caso).

Os casos suspeitos totalizam agora os 105, sendo destes 85 negativos.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 835 pessoas em vigilância ativa, mais 29 do que ontem, e mantêm-se os 19 profissionais de saúde que já tinham sido reportados. Estão também 1.591 pessoas em vigilância passiva, menos 87 do que ontem.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia disse que esta apresentou “um ligeiro aumento” relativamente a ontem, com 108 chamadas reportadas até às 15h, num total de 3 mil 813.

De referir ainda que os quatro turistas holandeses que testaram positivo foram hoje transferidos para um piso independente na Quinta do Lorde.

[Atualizado às 20h]

Ler mais
Recomendadas

Câmara do Funchal aprova 178 mil euros para 14 entidades da área social

Foi aprovada ainda a isenção do pagamento de taxas de ocupação de espaço público municipal por esplanadas.

Covid-19: Açores elevam para 63 os casos positivos mais seis que na quarta-feira

A Autoridade de Saúde dos Açores adianta ainda que “todos” estes novos casos “apresentam situação clínica estável e estão, de momento, no domicílio”.

Madeira com alerta de chuva até sábado

O alerta inicia-se esta sexta-feira e vai até sábado. O aviso inclui a costa norte e sul e as regiões montanhosas.
Comentários