[weglot_switcher]

Madeira: Secretaria da Agricultura lamenta “falsas declarações” de Cafôfo sobre PRR

O presidente do PS Madeira tinha afirmado que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), da Madeira, não contemplava quaisquer verbas para a agricultura. A Secretaria Regional sublinha que a agricultura da Madeira será apoiada em 15 milhões de euros através do Instrumento de Recuperação da União Europeia (IRUE), e considera que o socialista “fala do que não sabe” e causa alarme público com “insinuações graves e críticas infundadas”.
14 Maio 2021, 09h35

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural lamentou as “falsas declarações” de Paulo Cafôfo, presidente do PS Madeira, quando disse que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), da Madeira, não contemplava quaisquer verbas para a agricultura.

A Secretaria Regional acusa Cafôfo de “falar daquilo que não sabe” e de “uma vez mais, sem o mínimo pejo ou preocupação de se informar sobre matérias determinantes”.

A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural diz que estas “apreciações sem sentido” são “facilmente rebatidos e desarmados com total transparência”, demonstram bem o “caráter e a forma de estar do líder da demagogia, que insiste em causar alarme público, com insinuações graves e críticas infundadas, sem conhecimento de causa”.

Agricultura será apoiada com 15 milhões de euros através do IRUE

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural diz que a Comissão Europeia criou o Instrumento de Recuperação da União Europeia (IRUE), com o intuito de apoiar a recuperação da crise causada pela covid-19, e também fazer às consequências económicas adversas e suprir necessidades imediatas de financiamento. Com esse objetivo foram orçamentados 4,6 milhões de euros, em 2021 e mais 11 milhões de euros, em 2022, para a Madeira.

“Por via deste instrumento, não foi necessário alocar verbas para a agricultura no Plano de Recuperação e Resiliência da Região, porque o diploma que consagra o IRUE contempla “o Financiamento do Instrumento e Afetação de Fundos, até 7.500 milhões de euros para o desenvolvimento da agricultura e zonas rurais””, esclarece a Secretaria Regional.

“Enfim, quem nunca se prepara, nunca estará preparado para governar”, afirma a Secretaria Regional.

“Assim se desmonta mais uma teoria de quem insiste em não estudar as matérias de facto e que desconsidera o trabalho que tem sido feito pelo Governo Regional, por exemplo, para atrair e fixar jovens na agricultura, de uma forma sustentável e rentável, que é facilmente comprovado pelas dezenas de projetos que têm sido aprovados neste particular”, reforça a mesma Secretaria Regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.