Madeira tem a internet mais rápida. Algarve destaca-se pela negativa

Madeira e Açores têm a internet mais rápida do país, no que diz respeito a serviços fixos e móveis respetivamente. O Algarve é, em sentido contrário, a região do país que regista os níveis mais baixos de velocidade em ambos os campos (móvel e fixo).

Durante o primeiro trimestre de 2020 foram realizados 286 mil testes à velocidade da internet, onde foi possível apurar que a região da Madeira é onde se registam os valores mais altos de download (83 Mbps), e em sentido contrário o Algarve é onde se registam os valores mais baixo com uma velocidade média de 37 Mbps, segundo os dados do NET.mede disponibilizados pela a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Por concelho, o download mediano medido em testes fixos foi superior ou igual a 50 Mbps nos testes em 130 concelhos (42%, num total de 306 concelhos com testes à velocidade), ao passo que em 47 concelhos (15%) a mediana obtida foi inferior a 24 Mbps.

Por sua vez, o upload mediano medido obteve um valor igual ou superior a 50 Mbps em 65 concelhos (21%) e houve um total de 117 concelhos (39%) com um valor mediano inferior a 24 Mbps.

A Região Autónoma da Madeira apresentou os melhores resultados em acessos fixos, quer se trate do download (83 Mbps), quer do upload (49 Mbps) medianos medidos, logo seguida da Área Metropolitana de Lisboa no download, com 66 Mbps, e da região Centro no upload, com 38 Mbps. O Algarve apresentou os valores mais baixos para ambos os parâmetros, com 37 Mbps para download e 16 Mbps para upload.

Ao nível dos testes efetuados no NET.mede através de acessos móveis, metade registaram uma velocidade de download de pelo menos 7 Mbps e uma velocidade de upload de 5 Mbps ou mais. Os valores médios rondaram 14 Mbps e 8 Mbps, respetivamente, segundo o regulador.

Neste campo e, no que diz respeito ao download, a Região Autónoma dos Açores apresentou o melhor resultado mediano medido em acessos móveis (10,3 Mbps), seguida da Área Metropolitana de Lisboa (8,1 Mbps). Por sua vez, também aqui o Algarve apresentou o resultado mais baixo (5,6 Mbps).

Ao nível do upload, os resultados medianos foram muito semelhantes, variando entre os 4,7 Mbps (nas regiões do Norte e Área Metropolitana de Lisboa) e os 4,2, Mbps (na Região Autónoma da Madeira).

O NET.mede é um serviço da Anacom que permite aos utilizadores testar alguns parâmetros de qualidade do seu serviço de acesso Internet (fixa ou móvel), a partir de um computador, smartphone ou tablet.

Ler mais
Recomendadas

Conheça as regras para viajar com menores

Se os pais do menor estiverem divorciados ou separados judicialmente, a autorização para a saída do país tem de ser prestada pelo progenitor a quem o menor foi confiado e/ou com quem reside.

BPI patrocina 61.ª edição do Rali Vinho da Madeira

O RVM 2020 conta com o Troféu BPI que atribui um prémio monetário aos três pilotos mais rápidos inscritos neste troféu.

Covid-19: Governo dos Açores diz que quadro legal “precisa de ser aperfeiçoado”

O presidente dos Açores reagia a uma decisão do Tribunal Constitucional (TC) que decidiu que as autoridades açorianas violaram a constituição ao impor a quem chegasse à região uma quarentena obrigatória de 14 dias por causa da pandemia de covid-19.
Comentários