[weglot_switcher]

Madeira vai receber 11 startups internacionais de turismo e lazer

A 3ª edição do ‘Madeira Startup Retreat’ arrancou com a receção de 44 inscrições, com o número recorde de 28 países envolvidos. As portuguesas RipATrip e Siliconbali são duas das suplentes.
14 Janeiro 2020, 19h04

O “Madeira Startup Retreat”, programa de aceleração internacional desenvolvido pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Nova SBE, vai receber 11 startups internacionais que atuam na área do turismo e lazer.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal (TP), “durante seis semanas, 33 empreendedores de 13 nacionalidades vão explorar, partilhar e potenciar os seus negócios na ilha da Madeira”.

O mesmo documento acrescenta que a 3ª edição deste programa arrancou com a receção de 44 inscrições, com o número recorde de 28 países envolvidos.

Depois de uma “análise detalhada”, o júri selecionou 11 startups: Local Cave (Brasil); Localie (Holanda); Oveit (Roménia); Pelagic Dive Travel (Austrália); Qwixi (Letónia); Sally Road Trips (Reino Unido); SnowPass (Portugal); SpotAR (Alemanha); Tell The Hotel (Suíça); Wanda Maps (EUA); YouTravel.me (Rússia). Como suplentes, foram indicadas a RipATrip (Portugal); Siliconbali (Portugal); Simbound Game (Roménia); Youcheck.in (Brasil)”, adianta o referido comunicado.

“Queremos tornar Portugal líder do turismo do futuro. Neste momento, em que a era digital se consolida e condiciona a sustentabilidade do setor, o Turismo de Portugal continua focado em criar um ambiente propício à inovação através de diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo. A nossa estratégia tem como objetivo a contínua atualização do tecido empresarial, criando as condições ideais para que ‘startups’ se desenvolvam e afirmem como motor do desenvolvimento do turismo e consequentemente da economia nacional. Com este projeto, estendemos esta dinâmica à Região Autónoma da Madeira, onde o turismo tem uma importância estratégica, com o objetivo de que esta região continue a ser um destino turístico competitivo”, afirma Luís Araújo, presidente do TP.

O TP acrescenta que esta iniciativa tem por objetivo “propulsionar a aceleração das ‘startups’ participantes, o programa está estruturado por temáticas”.

“Ao longo da agenda, os participantes poderão contar com oito ‘workshops’, sessões de mentoria, palestras, um sprint e um demo-day“, adianta o TP, acrescentando que alguns dos participantes convidados pela NOVA SBE para esta iniciativas serão Felipe Ávila da Costa (Infraspeak), Gil Belford (Fever & Lisboa Secreta), Marcelino Moreno (Talkdesk), Patrícia Soares da Costa (Marquinista) e Tiago Baleizão (Sandoz) numa iniciativa que terá como anfitriões o Colégio dos Jesuítas e o inglês como língua oficial.

“Esta terceira edição é a confirmação de que a Madeira tem uma localização ideal, como laboratório vivo, para testes nas áreas do turismo e lazer. O setor do turismo é uma das principais alavancas da economia da região, tem peso económico, representa 26% do PIB regional e grande parte da riqueza produzida advém das atividades associadas a esta área.  No entanto, por ser um setor muito competitivo, é necessário inovar e por isso o Governo Regional estará sempre disposto a apoiar este tipo de iniciativas realizadas pela Startup Madeira, aproveitando os recursos turísticos para internacionalizar a economia, tornando-a mais competitiva”, refere Rui Barreto, Secretário Regional de Economia da Madeira.

Para o TP, “além de trabalharem nos seus produtos e serviços, estes empreendedores terão oportunidades para explorar a Madeira e beneficiar dos momentos lúdicos e de lazer”.

“De forma a agregar a comunidade local, os empreendedores serão ainda acompanhados por cinco local hosts madeirenses, criando diariamente a ligação entre a ‘startup’ e a cultura regional.

A 3ª edição do Madeira Startup Retreat vai decorrer até 21 de fevereiro.

Desde a primeira edição, em 2018, este programa já reuniu na região um total de 29 startups internacionais, 40 mentores e 93 empreendedores, representando mais de 15 nacionalidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.