[weglot_switcher]

Magnata canadiano vai levar a Aston Martin para a Fórmula 1

Além de deter uma percentagem de capital da Aston Martin, Stroll também vai pertencer ao Conselho de Administração da empresa britânica.
10 Fevereiro 2020, 07h25

Apaixonado pela alta velocidade, o multimilionário canadiano Lawrence Stroll, proprietário da equipa de Fórmula 1, SportPesa Racing Point, adquiriu a reconhecida marca Aston Martin no fim de janeiro, com o objetivo de retirar a fabricante britânica do momento difícil que esta vive atualmente devido ao Brexit e às fortes dificuldades que o universo automóvel vive no Reino Unido.

Lawrence Stroll venceu a guerra com o grupo Geely (dono da Volvo, Lotus, 50% da Smart e um dos maiores acionistas da Daimler), e conseguiu adquirir 16,7% da marca britânica por 182 milhões de libras (216 milhões de euros). Ainda assim, o negócio pode ascender até aos 600 milhões de euros, uma vez que a marca que se popularizou através dos filmes do James Bond  precisa de uma injeção de capital de 318 milhões de libras (379 milhões de euros), algo que pode elevar a participação da empresa para 20%.

O diretor-executivo da Aston Martin, Andy Palmer, disse à “Reuters” que Stroll pode trazer vantagens à empresa britânica. “Ele traz as suas experiências e o acesso à equipa de Fórmula 1”, apontando ainda que conversaram “sobre querer estar claramente enraizados no luxo e, obviamente, que o senhor Stroll sabe muito sobre o luxo”.

Além de deter uma percentagem de capital da Aston Martin, Stroll também vai pertencer ao Conselho de Administração da empresa britânica. Outra parte do acordo assinado no último dia de janeiro, foi que a Racing Point vai começar a correr com carros da fabricante britânica, passando também a chamar-se Aston Martin F1 a partir de 2021.

Quem é Lawrence Stroll?

Lawrence Stroll começou a sua carreira há mais de três décadas, apostando em marcas de roupas que estavam à beira da falência ou de nicho. Uma das primeiras apostas, no Canadá, foi com a Ralph Lauren, uma das marcas que já conhecia através do seu pai, Leo Strulovitch, que detinha o registo no Canadá.

Mais tarde, Stroll investiu na Tommy Hilfiger, tornando-a uma marca conhecida em todo o mundo. O magnata investiu ainda 100 milhões de libras (117 milhões de euros) na Michael Kors, em 2003, ficando com uma participação maioritária.

Com o vasto investimento em roupas de luxo, Lawrence Stroll conseguiu expandir o seu império privado para Londres, Genebra, Quebeque e nas ilhas de Mustique nas Caraíbas. Além das propriedades milionárias, Stroll conta ainda com um iate de 62 metros de comprimento, que ainda acomoda um helicóptero.

Além da aposta em roupa, que o tornou conhecido, Stroll gosta de velocidade. A sua vasta coleção de Ferraris e o facto de ser dono de uma equipa na Fórmula 1 denunciam o gosto do magnata. Em 2018, Lawrence Stroll comprou a Force India, renomeando-a como Racing Point e colocou o seu filho atrás do volante. A equipa contava com 15 milhões de libras (17 milhões de euros) de dívidas e Stroll conseguiu adquiri-la por 90 milhões de libras (106 milhões de euros).

Atualmente, Stroll é o milionário número 877 na lista da Forbes. O magnata conta com uma fortuna avaliada em 2,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.