[weglot_switcher]

Maior banco russo supera sanções e obtém lucro recorde até junho

De acordo com o Sberbank, os resultados superaram ligeiramente as previsões que apontavam para ganhos líquidos de cerca de 733,8 mil milhões de rublos nos primeiros seis meses do ano
Sberbank, Rússia
3 Agosto 2023, 11h46

O Sberbank, sancionado pelo Ocidente devido à guerra na Ucrânia, obteve um lucro de cerca de 7.214 milhões de euros (737.500 milhões de rublos) no primeiro semestre, anunciou hoje o principal banco russo.

Russo Sberbank anuncia saída do mercado europeu

Em comunicado, citado pela EFE, o Sberbank detalhou que, daquele valor, 380,3 mil milhões de rublos (cerca de 3,7 mil milhões de euros) correspondem a lucros líquidos durante o segundo trimestre do ano atual, um nível descrito pelo banco como ‘recorde’.

De acordo com o maior banco russo, os resultados superaram ligeiramente as previsões que apontavam para ganhos líquidos de cerca de 733,8 mil milhões de rublos nos primeiros seis meses do ano, e de 376,6 mil milhões de rublos durante o segundo trimestre.

Os dados financeiros do mesmo período do ano passado não foram divulgados pelo Sberbank de acordo com as instruções do Banco Central da Rússia, que tomou medidas para conter o efeito das sanções ocidentais contra o setor bancário russo, desconectado do sistema Swift.

A rentabilidade dos capitais próprios (ROE, na sigla inglesa) do Sberbank no primeiro semestre foi de 25,5% e no segundo trimestre de 26%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.